,

Salário está atrasado, posso faltar ao trabalho? As medidas possíveis nessa situação

18/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Meu salário está atrasado, posso faltar ao trabalho? Saiba consequências dos atrasos e o que você pode fazer nestes casos.

Publicidade

Quando o salário está atrasado posso faltar ao trabalho? O atraso salarial gera uma série de prejuízos ao trabalhador. Afinal, as contas e despesas não esperam que ele receba para que se imponham.

Mas o que fazer nestes casos? É possível deixar de trabalhar até que o empregador realize o devido pagamento?

Confira as respostas para estas e outras dúvidas aqui no Guia do Ex-Negativado.

Meu salário está atrasado, posso faltar no trabalho?

Não. Ainda que seja frustrante não receber a remuneração até o prazo legal para pagamento (5° dia útil), o trabalhador não pode simplesmente deixar de se apresentar para a prestação de serviços.

Caso o faça, isso pode ser interpretado como abandono de emprego ou desídia.

O primeiro ilustra a ausência do empregado por 30 dias, enquanto o segundo se refere às faltas constantes.

Em ambos os casos o empregador pode aplicar a dispensa por justa causa.

Nela o trabalhador recebe poucas verbas rescisórias, que se limitam às férias vencidas e ao saldo de salário.

Então o empregador pode atrasar o salário sem sofrer consequências?

Novamente a resposta é não.

Apesar do trabalhador não poder faltar ao trabalho quando o salário está atrasado, isso não significa que o empregador não sofra consequências ao não acertar a remuneração no dia correto.

De acordo com o Precedente Normativo n° 72 do Tribunal Superior do Trabalho, o atraso salarial gera multas em favor do trabalhador:

Nº 72 MULTA. ATRASO NO PAGAMENTO DE SALÁRIO (positivo)
Estabelece-se multa de 10% sobre o saldo salarial, na hipótese de atraso no pagamento de salário até 20 dias, e de 5% por dia no período subsequente.

Além disso, muitas Convenções Coletivas de Trabalho trazem a previsão de multas ainda maiores a serem aplicadas ao empregador no atraso salarial.

Portanto, é necessário conferir a CCT da sua categoria.

Rescisão indireta também é uma possibilidade quando o atraso salarial for recorrente

O trabalhador não deve faltar quando o salário está atrasado, pois pode sofrer consequências negativas.

Todavia, quando o atraso for recorrente, ele pode aplicar a rescisão indireta.

Ela é como se fosse uma dispensa por justa causa em que o trabalhador demite o empregador.

Nesta hipótese, o empregado recebe as mesmas verbas que receberia em caso de dispensa sem justa causa.

Veja as regras deste tipo de rescisão e saiba como fazer: Rescisão indireta tem prazo de 30 dias; entenda com formalizar a quebra contratual

Trabalhador, conheça mais sobre os seus direitos! Baixe e acesse o App do Guia de forma gratuita e conheça regras, benefícios e outras questões que impactam na sua vida.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa