Salário maternidade: quantas parcelas posso receber e qual valor

Quantas parcelas de salário maternidade é possível receber? O benefício se volta especialmente para mulheres em razão do nascimento ou adoção de filho.

Ele corresponde a um auxílio previdenciário, que cobre o período da licença maternidade. Nela, a trabalhadora fica afastada de suas atividades laborais de forma provisória, mas sem prejuízo ao salário.

Mas qual é o tempo de afastamento e quantas parcelas é possível receber? É isso que o Guia do Ex-Negativado explica hoje para você. Continue a leitura e saiba quantas parcelas do benefício é possível receber.

Quantas parcelas de salário maternidade posso receber?

A resposta depende da situação. O número mínimo de parcelas (e de meses de afastamento do trabalho) em razão da maternidade é 4. Porém, ele pode se estender até 6.

Quem tem direito a 4 parcelas de auxílio maternidade?

Tanto trabalhadoras empregadas quanto desempregadas que ainda mantêm a condição de seguradas do INSS. O prazo de 4 meses da licença e do salário maternidade corresponde à regra, mas tem uma exceção.

Empresa Cidadã garante 6 parcelas de salário maternidade

A exceção à regra corresponde aos empregadores que são adeptos do programa Empresa Cidadã.

Ele exige que o salário maternidade seja estendido por mais 2 meses.

Portanto, quando a trabalhadora possui vínculo com empresa que faz parte deste programa ela garante o afastamento do trabalho e o recebimento de auxílio do INSS por 6 meses.

Como saber quantas parcelas de salário maternidade vou receber?

Para isso você pode consultar se o seu empregador é adepto ou não do Empresa Cidadã.

Acesse este link e clique em “Empresas participantes”.

Depois, faça o download do documento que lista as empresas inscritas e procure pela sua, o que pode ocorrer pelo número do CNPJ ou pelo nome dela.

Qual é o valor do auxílio maternidade do INSS?

O valor das parcelas do salário maternidade é de, no mínimo, um salário mínimo, que hoje corresponde a R$ 1.320.

Quem está empregada recebe o auxílio no mesmo valor do salário mensal. Por outro lado, quem está sem emprego, mas ainda é segurada do INSS, recebe um salário mínimo.

Leia: Proteção para mães e bebês: auxílio maternidade para mães desempregadas é possível

Saiba mais sobre os benefícios do INSS e sobre as regras que recaem sobre eles! Baixe e acesse o App do Guia e acompanhe, ali, notícias e dicas financeiras, direitos e muito mais.

Deixe um comentário