Saldo FGTS bloqueado impede saque do dinheiro? Entenda como funciona o bloqueio

Saldo FGTS bloqueado – Está em condições de sacar o Fundo de Garantia e se deparou com o saldo de FGTS bloqueado? Pois saiba que esta é uma condição que decorre de diferentes causas e, portanto, tem soluções diversas.

Veja no Guia do Ex-Negativado, hoje, tudo sobre o bloqueio do Fundo de Garantia. Assim, saiba o que fazer quando se deparar com essa situação.

Por que o saldo de FGTS está bloqueado?

O bloqueio do saldo de Fundo de Garantia decorre de diferentes causas. Dentre as principais estão:

  • Adesão ao saque-aniversário, quando o saldo do FGTS fica bloqueado apenas para o saque-rescisão;
  • Antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia, quando o bloqueio atinge apenas o valor necessário para cobrir a parcela;
  • Empréstimo com garantia do FGTS, que segue a mesma lógica da antecipação do FGTS de aniversário;
  • Por decisão judicial, como em caso de não pagamento de pensão alimentícia ou de outras dívidas cobradas na Justiça.

Dessa forma, para saber porque seu saldo de FGTS está bloqueado, vá até uma agência da Caixa Econômica em posse de um documento de identificação com foto e requeira atendimento.

Como saber se o saldo do Fundo de Garantia está disponível ou bloqueado?

A resposta é simples: basta acessar o aplicativo ou o portal do FGTS. Logo depois, faça login com o número do CPF e senha. Então, na página principal, clique na opção para acessar o extrato.

Caso haja o desenho de um cadeado ao lado do valor, isso significa que o saldo de FGTS está bloqueado.

Posso sacar o Fundo de Garantia enquanto o saldo estiver sob bloqueio?

Depende. Caso todo o saldo esteja sob bloqueio, não. Por outro lado, quando apenas parte dele está nesta condição, é possível fazer o saque do valor não bloqueado.

Para isso, é claro, o trabalhador deve estar em alguma das situações que permitem o saque do Fundo de Garantia. Por exemplo, para compra de imóvel residencial, após 3 anos de desemprego, etc.

Conheça, aqui, algumas das situações em que é possível sacar o FGTS retido!

Por quanto tempo o saldo do FGTS fica sob bloqueio?

Isso depende da causa que fez com que o saldo do FGTS fosse bloqueado.

Por exemplo, após a adesão ao saque-aniversário o valor fica sob bloqueio apenas para o saque-rescisão e por 25 meses. Seu desbloqueio, todavia, depende da desistência da inscrição.

Por outro lado, na decisão judicial o desbloqueio pode ocorrer após o pagamento da dívida (com oferecimento de outro bem para isso) ou pelo recurso ao bloqueio.

Já nos empréstimos que têm garantia na parcela, como é o caso da antecipação do saque-aniversário, o saldo do FGTS fica bloqueado até a quitação do crédito e somente na quantia necessária para quitá-lo.

Entre para o grupo VIP do Guia do Ex-Negativado e receba dicas para melhorar sua relação com o dinheiro. Tenha ainda novidades, promoções e muito mais! 

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso grupo VIP no Whatsapp!

Deixe um comentário