Call us now:
O saque agendado do FGTS facilita a vida do trabalhador. Afinal, com ele há a transferência automática dos valores para a conta bancária do proprietário dos valores. Confira como ele funciona e como fazer uso dessa facilidade, tudo isso no Guia do Ex-Negativado.
O que é saque agendado do FGTS?
Ele nada mais é do que o agendamento da transferência do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (ou de parte dele, a depender do caso).
Isto é, neste caso o trabalhador não precisa reunir documentos e ir até uma agência da Caixa Econômica para sacar o FGTS. Da mesma forma, não precisa solicitar a liberação dos valores no aplicativo do Fundo de Garantia.
Essa transferência automática decorre da concessão, pelo trabalhador, de seus dados bancários no aplicativo do FGTS. Desse modo, ele autoriza que a Caixa transfira valores para uma conta específica em caso de liberação deles.
Quando ocorre o saque agendado do FGTS?
Geralmente ele decorre da rescisão do contrato de trabalho, que deve ocorrer por dispensa sem justa causa ou por acordo de rescisão. Porém, também pode acontecer na aposentadoria ou quando o trabalhador completa 60 anos de idade.
Quem tem direito ao saque agendado?
Todos os trabalhadores que tenham saldo de FGTS e que informem, no aplicativo da parcela, seus dados bancários para a transferência. Contudo, cabe ressaltar que ela somente ocorrerá quando o cidadão se enquadrar nas modalidades de liberação do Fundo de Garantia citadas acima.
Aderi ao saque-aniversário, tenho direito ao saque automático do FGTS?
Sim, quem aderiu ao saque-aniversário pode se beneficiar do saque agendado do FGTS. Todavia, neste caso o trabalhador somente receberá o valor da multa rescisória paga pelo empregador.
Isto é, ele não poderá sacar o saldo da conta de Fundo de Garantia, mas somente a parcela que o empregador paga pela dispensa sem justa causa ou acordo de rescisão. Elas são de 40% e 20%, respectivamente, e são pagas sobre o total de depósitos feitos ao longo do vínculo de emprego.
Como cadastrar minha conta bancária no app FGTS?
Quem tem interesse no saque agendado do FGTS deve informar seus dados bancários no aplicativo do Fundo de Garantia. O procedimento é fácil e não leva mais do que poucos segundos, veja:
- Primeiramente, acesse o aplicativo FGTS e faça login com CPF e senha. Caso não tenha cadastro, clique na opção correspondente e faça um, seguindo as instruções em tela;
- Na tela inicial do app, clique em “Meus Saques”;
- Então, vá até o final da página e clique em “Minha conta bancária” > “Cadastrar conta bancária”;
- Por fim, informe seus dados bancários (agência, conta e instituição), confira-os e confirme-os!
Qual é o prazo do saque agendado do FGTS?
O valor cai na conta do trabalhador em até 5 dias após sua liberação no aplicativo. Assim, basta acompanhar o app FGTS para saber quando você receberá!
Para saber mais sobre as liberações do Fundo de Garantia, os valores disponíveis e oportunidades para usar a parcela, acompanhe o App do Guia. Nele você encontra informações e dicas de forma gratuita se segura!