Saque de dinheiro esquecido nos bancos começa hoje (atenção para não perder os prazos)

O saque de dinheiro esquecido nos bancos começa nesta terça-feira (7), após cerca de 10 meses de suspensão das consultas aos valores. Com isso, milhões de brasileiros poderão resgatar quantias que esqueceram em contas antigas.

As liberações são encabeçadas pelo Banco Central, que criou o programa de consulta e resgate aos valores, bem como gerencia a forma como essas ações ocorrerão. Ao todo, são R$ 6 bilhões que aguardam os saques.

Veja, no Guia do Ex-Negativado, como consultar os valores e como resgatá-los. Fique por dentro dos prazos de pagamentos e saiba tudo sobre o assunto.

Quem pode fazer o saque de dinheiro esquecido nos bancos?

Segundo o Banco Central, estima-se que os R$ 6 bilhões parados e esquecidos pertençam a 2 milhões de empresas (pessoas jurídicas) e 38 milhões de pessoas físicas. Contudo, somente é possível saber se você está entre elas pela consulta ao sistema.

Como fazer a consulta e o resgate? Passo a passo

Veja os passos para ver se você tem direito ao saque de dinheiro esquecido nos bancos. Assim, saiba como proceder e garanta o valor!

1 – Acesse o site do BC

Primeiramente, para começar, acesse este link do Banco Central. Leia as informações que aparecerão no pop-up em tela, sobre cuidados com golpes e outras questões relevantes.

Logo depois, clique em “Consulte se tem valores a receber”, na caixa azul, e aguarde o redirecionamento de tela.

2 – Realize a consulta

Escolha entre fazer a consulta pelo CPF, para pessoas físicas, ou pelo CNPJ, para pessoas jurídicas. Então, informe o número do documento e a data de nascimento da pessoa ou da abertura da empresa, conforme for o caso. Clique em “Consultar”

3 – Solicite o saque do dinheiro esquecido nos bancos

Por fim, caso você tenha valores a receber, acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br. Faça o login com a conta Gov.br. Aliás, saiba que ela precisa ter nível Prata ou Ouro; se não for o seu caso, preencha os dados e as informações para aumentar seu nível.

Em seguida, siga as instruções em tela, aceite o termo de condições, confira seus dados (valores e origem) e solicite o valor. Indique a forma como deseja recebê-lo, informe seus dados bancários (como Pix) e confirme.

Prazo para solicitações e recebimento

Conforme divulgação do Banco Central, as consultas referentes aos valores e à origem, bem como a solicitação de pagamento, devem ocorrer entre esta terça (7) e e a próxima sexta-feira (10). Quem perder o prazo pode participar da repescagem.

Por outro lado, depois da solicitação do saque de dinheiro esquecido nos bancos, as instituições financeiras terão até 12 dias para fazer o depósito, mesmo que por Pix.

Os resgates estarão disponíveis a partir das 10 horas desta terça-feira.

Quer saber mais? Então fique de olho no App do Guia e confira tudo o que está acontecendo. Desse modo, acompanhe seus direitos e novidades financeiras.

Deixe um comentário