,

Saque FGTS e PIS/Pasep: quem tem direito? Quais as reais diferenças? Fique bem informado

17/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O saque do FGTS, PIS e Pasep é de direito de alguns trabalhadores. Veja quem recebe cada um e como os benefícios funcionam.

Publicidade

O saque do FGTS e do PIS Pasep está entre os direitos dos trabalhadores formais brasileiros. Todavia, nem todos que têm acesso ao primeiro também possuem acesso ao segundo.

Além disso, as liberações ocorrem em momentos diversos, pois cada benefício possui suas próprias regras. Saiba quais são elas e veja, no Guia do Ex-Negativado, quem tem direito a cada um destes pagamentos.

Quem tem direito ao saque do FGTS e do PIS/Pasep e as diferença entre eles

Ambos os direitos decorrem do contrato de trabalho e, portanto, possuem natureza trabalhista.

Todavia, eles contam com requisitos diferentes que, por sua vez, podem fazer com que os beneficiários divirjam.

Diferenças entre eles

PIS/Pasep é um abono salarial pago anualmente a trabalhadores privados e servidores públicos, com valor proporcional ao tempo de serviço no ano anterior.

Já o FGTS é um fundo de garantia depositado mensalmente pelo empregador em uma conta vinculada ao trabalhador, utilizado em situações específicas, como veremos mais abaixo.

Quem tem direito ao saque do FGTS?

O Fundo de Garantia é um direito de uma série de categorias diferentes de trabalhadores. Devem recebê-lo os empregados domésticos, rurais, urbanos, intermitentes e os aprendizes.

O depósito ocorre mensalmente em uma conta própria e exclusiva para o FGTS.

Ela não é de livre movimentação, de modo que o saque somente ocorre em momentos específicos.

Por exemplo, é possível fazer o saque do FGTS na dispensa sem justa causa ou no acordo de dispensa.

Outras possibilidades envolvem o desemprego por período de 3 anos, a aposentadoria e outras situações.

Confira quais são elas aqui: Como sacar FGTS retido? Saiba regras, modalidades e como fazer para resgatar o dinheiro

Quem tem direito ao saque do PIS/Pasep?

O PIS é o abono dos empregados da iniciativa privada, enquanto o Pasep é o benefício para os servidores públicos. Todavia, ambos somente são pagos aos trabalhadores de baixa renda.

Ou seja, somente quem recebe até 2 salários mínimos mensais pode sacar o abono salarial. É por isso que nem todos que fazem o saque do FGTS podem sacar o PIS/Pasep.

Por exemplo, um trabalhador que receba até R$ 2.630 pode receber o PIS e o FGTS.

Já o empregado com salário de R$ 5 mil ainda terá direito ao Fundo de Garantia, mas não ao abono salarial.

Os pagamentos do PIS e do Pasep costumam acontecer anualmente e sempre têm como referência um ano que já passou. Eles exigem, além do teto salarial, questões como tempo de serviço.

Aliás, saiba que o pagamento do PIS e Pasep 2023, em referência a 2021, está em curso. Por isso, aprenda como consultar o PIS 2023 pelo CPF (Ainda dá tempo de sacar seu dinheiro).

Também aproveite e confira o App do Guia. O aplicativo é gratuito e traz informações e notícias sobre benefícios, direitos, dicas financeiras e oportunidades de ganhar dinheiro.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa