Call us now:
A segunda parcela do 13° dos aposentados está próxima. Contudo, nem todos os beneficiários do INSS poderão recebê-la. Para saber como e quando será o pagamento, acompanhe o Guia do Ex-Negativado hoje, 20 de setembro, e saiba tudo sobre o assunto!
O que é a segunda parcela do 13° dos aposentados?
Esse pagamento se refere à quitação da segunda parte do décimo terceiro, bônus anual que é pago aos beneficiários do INSS.
Explica-se: anualmente, há o pagamento de uma parcela extra. Contudo, ela não é paga em parcela única, mas em duas partes.
Desse modo, o pagamento se divide em dois. Apenas sobre o segundo incidem descontos (como de Imposto de Renda).
Quando será o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro do INSS?
Tradicionalmente o pagamento da segunda parcela do 13° dos aposentados ocorre em novembro, enquanto a primeira parcela tem pagamento em agosto.
Contudo, cuidado! O pagamento em 2022 (assim como em 2020 e 2021) sofreu antecipação. Com isso, ocorreu ainda no primeiro semestre deste ano.
Apesar disso, alguns cidadãos não o receberam, pois somente passaram a ser beneficiários do INSS após o pagamento, de modo que fazem jus a ele agora.
Quem poderá receber o pagamento da segunda parcela do 13° dos aposentados em novembro?
Somente quem se tornou beneficiário do INSS após a antecipação do pagamento, que ocorreu no primeiro semestre de 2022.
Os pagamentos antecipados ocorreram em duas parcelas. Enquanto o primeiro se deu entre 25 de abril e 6 de maio, o segundo ocorreu entre o final de maio e o início de junho.
Desse modo, quem já era beneficiário do INSS no primeiro semestre já recebeu, à época, a segunda parcela do 13° dos aposentados. Portanto, somente recebe o abono natalino agora quem se tornou beneficiário do INSS depois do dia 7 de junho.
Aliás, não são apenas os aposentados que receberão o pagamento. Além deles, também têm direito ao décimo terceiro os pensionistas e quem recebe salário-maternidade, auxílio-doença, acidente ou reclusão.
Qual é o valor da segunda parcela do décimo terceiro salário?
O valor do 13° salário dos aposentados varia de acordo com dois fatores:
- Valor do benefício mensal do cidadão;
- Número de meses pelos quais foi beneficiário do INSS no ano-base de pagamento.
Por exemplo, quem passou a ser beneficiário do INSS em julho tem direito ao décimo terceiro de 6/12 do salário.
Para saber o valor da segunda parcela do 13° dos aposentados, então, basta dividir o benefício mensal por 12.
Logo depois, multiplique o resultado pelo número de meses em que recebeu (ou receberá) benefícios em 2022.
Por fim, divida o resultado por 2. Afinal, o pagamento ocorre em duas parcelas. Sobre a segunda, ainda, poderá recair o desconto de Imposto de Renda.