Call us now:
Quem sofrer dispensa sem justa causa pode pedir o seguro-desemprego pela internet, sem sair de casa. A solicitação deve ocorrer entre 7 e 120 dias após a rescisão do contrato.
Para saber quem tem direito ao benefício e como pedi-lo online, acompanhe o Guia do Ex-Negativado hoje, 07 de setembro, e aprenda como fazer.
O que é o seguro-desemprego?
Esse é um benefício que se volta aos trabalhadores formais que perdem o emprego de forma involuntária, na dispensa sem justa causa.
Ele abarca 3 a 5 pagamentos mensais que se voltam à garantia da subsistência do trabalhador e de sua família enquanto ele busca uma nova colocação no mercado de trabalho.
Quem tem direito ao seguro-desemprego?
Possuem direito ao auxílio os trabalhadores formais que se enquadrem nessas condições:
- Estar desempregado;
- Perda do emprego por dispensa sem justa causa;
- Ausência de renda própria;
- Não ser beneficiário do INSS (com exceção da pensão por morte e do auxílio-acidente);
- Não ter sociedade em empresa que apresente lucro.
Além disso, para que o pedido de seguro-desemprego pela internet seja bem sucedido é importante o trabalhador deve preencher os requisitos de tempo de trabalho.
O tempo mínimo varia de acordo com o recebimento ou não de parcelas anteriores do seguro. Ou seja, para o primeiro requerimento é um, para o segundo outro e assim por diante. Confira:
- 1ª solicitação: 12 meses de trabalho nos últimos 18 meses;
- 2ª solicitação: 9 meses de trabalho nos últimos 9 meses;
- 3ª solicitação e seguintes: 6 meses de trabalho no período imediatamente anterior à dispensa.
Como pedir o seguro-desemprego pela internet?
Existem duas maneiras de requerer o benefício online. Uma delas é pelo site Portal Emprega Brasil, enquanto a outra é no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
Como pedir o seguro no Portal Emprega Brasil
Siga esses passos para solicitar o seguro-desemprego pela internet no site do Emprega Brasil:
- Acesse o site neste link;
- Logo depois, clique em “Entrar com Gov.br”;
- Então, faça login com o CPF e a senha. Caso não tenha um cadastro, faça-o na hora seguindo as instruções em tela;
- Em seguida, na tela principal, clique em “Seguro-Desemprego” > “Solicitar Seguro-Desemprego”;
- Forneça o número do requerimento do seguro (conforme guia entregue pelo empregador);
- Preencha os dados pessoais e confirme o pedido.
Além disso, durante a solicitação do seguro-desemprego pela internet o portal fará sugestões sobre vagas de emprego e cursos qualificantes que se enquadram no seu perfil.
Caso haja interesse em algum deles, basta selecioná-los durante o pedido do benefício e seguir as instruções que surgirão em tela.
Como pedir seguro-desemprego pelo app Carteira de Trabalho Digital
Outra maneira de solicitar o benefício sem sair de casa é pelo aplicativo para celular. Confira como fazer:
- Abra o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, compatível com sistemas Android e iOs;
- Faça login com CPF e senha e autorize o uso de dados;
- Então, clique em “Benefícios” e localize o seguro-desemprego. Nele, clique em “Solicitar”;
- Informe o número do requerimento do seguro, e clique em “Próximo”. Por fim, conceda os demais dados pessoais necessários e confirme a solicitação.
Quais são os documentos necessários para pedir o seguro-desemprego pela internet?
Para solicitar o benefício serão necessários os seguintes dados e documentos:
- Guia de seguro-desemprego entregue pelo antigo empregador, onde constará o número do requerimento;
- CTPS;
- Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (TRCT);
- CPF.