Tabela do Pix é golpe? Promessa de dinheiro rápido pode ser cilada

Tabela do Pix – Os brasileiros estão sempre buscando novas maneiras de conseguir uma renda extra na Internet e, com isso em vista, são várias as possibilidades que supostamente surgem para atrair a atenção dos usuários.

Em geral, as ofertas que mais chamam a atenção dos usuários são de promessas de “dinheiro fácil” e que, ao mesmo tempo, podem significar risco de sair no prejuízo.

Com o surgimento do Pix e sua afirmação como principal forma de transferir e receber dinheiro digitalmente, golpistas cada vez mais tentam utilizar o sistema como forma de enganar usuários.

Mas esse é o caso da Tabela do Pix? Como funciona e o que há por trás? É o que explicaremos agora.

Tabela do Pix é golpe?

Segundo investigação da Polícia Civil de Minas Gerais, sim, a Tabela do Pix é uma forma que golpistas encontraram para enganar vítimas desavisadas.

Os golpistas, além de ficarem com os valores, ainda conseguem obter vários dados pessoais, como nome completo, telefone e CPF. Assim, podem cometer outros crimes com os dados fornecidos”, informa a PC-MG.

Leia mais: Tem como recuperar dinheiro de golpe via Pix (9 entre 10 brasileiros não sabem disso)

Como funciona a Tabela do Pix?

No esquema conhecido como Tabela do Pix, os criminosos promovem a ilusão de ganhos rápidos por meio de anúncios em redes sociais e aplicativos de mensagens.

Em seu site oficial, o Nubank também faz um alerta sobre esse tipo de golpe que circula nas redes sociais.

O banco digital detalha que são apresentados comprovantes de pagamento falsos e imagens de supostas conversas com pessoas que, por sua vez, teriam se beneficiado do investimento.

Em geral, eles atraem potenciais vítimas para participar de esquemas tidos como pirâmides financeiras, nos quais prometem multiplicar os ganhos daqueles que se envolvem.

  • A dinâmica prometida é a seguinte:

A cada transação Pix realizada na conta dos golpistas, a vítima supostamente receberia de volta o valor multiplicado.

Na teoria, alguém que efetua um Pix de R$ 100 poderia receber de volta o dobro, o triplo ou até mais. Mas não é o que funciona na prática.

Tanto os valores quanto as informações das contas bancárias utilizadas para aplicar o golpe podem ser divulgados em publicações nas redes sociais, acompanhados de tabelas que indicam os alegados valores de multiplicação.

Como não cair no golpe da Tabela do Pix?

Para evitar cair no golpe da Tabela do Pix, é importante seguir algumas precauções:

  • Desconfie de Fontes Não Verificadas:

Evite confiar em divulgações provenientes de perfis não verificados em redes sociais ou mensagens no WhatsApp enviadas por desconhecidos. Informações duvidosas devem ser tratadas com cautela.

  • Desconfie de Propostas de Dinheiro Fácil:

Fique atento a promessas de ganhos fáceis que exigem o envio de dinheiro a desconhecidos. Essas propostas são, no mínimo, controversas e frequentemente são indícios de golpes.

  • Proteja Seus Dados Bancários e Pessoais:

Mantenha seus dados bancários e pessoais seguros. O Banco Central do Brasil adverte contra o envio de informações a terceiros, especialmente em situações suspeitas.

  • Utilize Canais Oficiais dos Bancos:

Esteja ciente de que nenhum banco solicitará investimentos ou entrará em contato fora de suas plataformas oficiais. Desconfie de abordagens fora desses canais.

Leia também: Queima de estoque: Magalu anuncia descontos de até 80% (ATENÇÃO aos golpes)

Deixe um comentário