Call us now:
Como adiantar o abono salarial? Os pagamentos do PIS/Pasep iniciaram em março e encerrarão em julho de 2023, conforme calendário de liberações. Mas será que tem como receber os valores de maneira antecipada? O Guia do Ex-Negativado responde para você!
Tem como adiantar o abono salarial?
Não, não tem. Os pagamentos do PIS (abono dos trabalhadores da iniciativa privada) e do Pasep (servidores públicos) seguem seus próprios calendários. Neles estão as datas em que data trabalhador receberá o benefício que lhe cabe.
Uma vez que existem datas fixas de pagamento, não é possível antecipá-lo. Portanto, é necessário acompanhar os calendários de liberações para somente na data específica, então, realizar o saque do benefício.
Calendários do PIS/Pasep
Não tem como adiantar o abono salarial. Portanto, o que resta aos trabalhadores que têm direito ao PIS/Pasep acompanhar as datas de pagamento para ter acesso aos valores.
Datas do PIS
O PIS é o abono salarial dos trabalhadores da iniciativa privada. Seus pagamentos são determinados de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores. Dessa forma, os primeiros que o receberam foram os aniversariantes de janeiro, enquanto os últimos serão os de dezembro.
Confira as datas para sacar o abono salarial PIS:
- Janeiro: 15 de fevereiro;
- Fevereiro: 15 de fevereiro;
- Março: 15 de março;
- Abril: 15 de março;
- Maio: 17 de abril;
- Junho: 17 de abril;
- Julho: 15 de maio;
- Agosto: 15 de maio;
- Setembro: 15 de junho;
- Outubro: 15 de junho;
- Novembro: 17 de julho;
- Dezembro: 17 de julho.
Datas do Pasep
Por outro lado, o pagamento do abono salarial dos servidores públicos ocorre de acordo com o último dígito da inscrição no Pasep. Confira as datas:
- 0: 15 de fevereiro;
- 1: 15 de março;
- 2: 17 de abril;
- 3: 17 de abril;
- 4: 15 de maio;
- 5: 15 de maio;
- 6: 15 de junho;
- 7: 15 de junho;
- 8: 17 de julho;
- 9: 17 de julho.
Como saber se vou receber o abono salarial?
Embora não seja possível adiantar o abono salarial, você pode saber desde logo se irá recebê-lo. Para isso existem alguns canais de consulta ao benefício.
Por exemplo, tanto servidores quando trabalhadores da iniciativa privada podem consultá-lo pelo app Carteira de Trabalho Digital. Ainda, quem recebe o PIS pode consultar pelo Caixa Trabalhador e, quem recebe o Pasep, pelo site do Banco do Brasil.
Além disso, confira as regras para receber o abono salarial em 2023:
- Remuneração de até 2 salários mínimos mensais em 2021;
- Trabalho com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2021;
- Inscrição de pelo menos 5 anos no PIS/Pasep (em 2023);
- Constar na RAIS.
Desse modo, quem preencher essas regras poderá receber o abono salarial em 2023. Caso você ainda tenha dúvidas sobre o benefício, encontre mais informações sobre ele no App do Guia.