Call us now:
Tem como antecipar o PIS 2023? Muitos trabalhadores já sabem que tem direito ao abono salarial e, em razão de contas que se acumulam nesta época, buscam formas de garanti-lo desde agora. Mas será que é possível fazer a antecipação?
Afinal, o abono segue um calendário de liberações que estipula, a princípio, qual é a data de recebimento para cada um dos trabalhadores. Ele determina a previsão de pagamento, que deve se encerrar até 17 de julho.
Veja no Guia do Ex-Negativado se esta antecipação é possível. Continue lendo e saiba como funciona o pagamento deste benefício que se volta aos trabalhadores de baixa renda e que pode pagar até um salário mínimo por cidadão.
Tem como antecipar o PIS 2023?
Não. O pagamento é feito de acordo com o calendário de liberações e, portanto, não há como antecipá-lo. Todos os trabalhadores deverão aguardar, dessa forma, as datas previamente estipuladas para a liberação dos valores.
Quando receberei o PIS 2023?
Não tem como antecipar o PIS 2023, de modo que cabe ao trabalhador aguardar a data de pagamento de acordo com o calendário de liberações. Ele determina os dias de pagamento com base no mês de nascimento de cada trabalhador.
Os pagamentos para os nascidos em janeiro e fevereiro já aconteceu no dia 15 de fevereiro. As próximas liberações ocorrerão em 15 de março.
Confira, portanto, as próximas datas para pagamento do PIS conforme o critério do mês de aniversário:
- Março: 15 de março;
- Abril: 15 de março;
- Maio: 17 de abril;
- Junho: 17 de abril;
- Julho: 15 de maio;
- Agosto: 15 de maio;
- Setembro: 15 de junho;
- Outubro: 15 de junho;
- Novembro: 17 de julho;
- Dezembro: 17 de julho.
Conforme o calendário do PIS 2023, os últimos pagamentos ocorrerão em 17 de julho e serão referentes aos trabalhadores aniversariantes de novembro e dezembro.
Como consultar o PIS?
Mesmo que não tenha como antecipar o PIS 2023, você já pode conferir, desde logo, se o receberá ou não. Assim, pode programar o uso do dinheiro, seja para pagamento de contas, poupança ou investimentos.
As consultas podem ser feitas pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, Caixa Trabalhador ou a plataforma Gov.br. Em todas elas faça o login e clique na opção de benefícios. Assim, saiba a previsão de pagamento e o valor.
Ainda, cabe uma ressalva: para alguns trabalhadores, a consulta resulta em uma mensagem que informa a divergência do CPF com a RFB (Receita Federal). Todavia, haverá uma revisão a partir do dia 1° de abril. Por isso, caso você se depare com esse aviso, não se preocupe e repita a consulta a partir de abril.
Para saber mais sobre o pagamento do PIS 2023 e as liberações futuras do abono salarial, conte com o App do Guia. Todos os dias ele traz, gratuitamente, informações completas para você não perder nada do que está acontecendo.