Call us now:
Score 500 é bom? – A pontuação de crédito da Serasa, chamada de Score, é um forte indicativo da situação financeira e do histórico como pagador de todos os consumidores brasileiros com 18 anos ou mais.
Com uma boa pontuação na Serasa, as possibilidades de conseguir crédito no mercado, incluindo cartão ou contratos de empréstimo, se tornam mais amplas, bem como as ofertas que as próprias instituições financeiras podem oferecer.
Mas no caso de quem tem um score na casa dos 500 pontos, será que está em boa situação? O Guia do Ex-Negativado traz tudo o que você precisa saber sobre o tema neste texto.
Como o score da Serasa é calculado?
A própria Serasa explica que sua pontuação é definida com base em quatro elementos cruciais da vida financeira de cada consumidor brasileiro, sendo que cada um deles possui um peso diferente no momento da avaliação:
- Compromisso com crédito/Cadastro Positivo (55%);
- Registro de dívidas e pendências (33%);
- Consultas ao seu CPF por empresas (6%);
- Evolução financeira (6%).
Ter score 500 na Serasa é bom?
A pontuação da Serasa varia de 0 a 1000, sendo que quanto mais alta a pontuação, melhor é a avaliação do seu perfil de crédito.
O score é dividido em quatro faixas de classificação:
- Muito baixo: de 0 a 300 pontos. Alto risco de inadimplência.
- Baixo: de 301 a 500 pontos. Risco médio de inadimplência.
- Bom: de 501 a 700 pontos. Baixo risco de inadimplência.
- Excelente: de 701 a 1000 pontos. Muito baixo risco de inadimplência.
Sendo assim, um score 500 ainda é considerado como baixo de acordo com as próprias regras da Serasa e ainda está distante de conseguir facilidade no acesso a ofertas de crédito.
Isso porque, a pontuação de 500 na Serasa indica que o histórico financeiro do consumidor apresentar atrasos em pagamentos, dívidas não quitadas e outras situações que podem ser vistas como riscos pelas instituições financeiras e credores.
Mesmo que chegue na pontuação de 501, que é considerada como boa, o consumidor ainda terá um longo percurso para alcançar uma credibilidade suficiente para receber aumento no limite de crédito, por exemplo, o que geralmente ocorre com quem tem score a partir de 701 pontos, tido como excelente.
Como aumentar meu score na Serasa?
Não há uma receita mágica para aumentar a pontuação de forma imediata, mas existem ações que certamente vão fazer o score subir com o passar do tempo. Algumas delas são:
- Ter pontualidade nos pagamentos, que é um dos fatores mais importantes para o score;
- Pagar suas dívidas pendentes ou negociar parcelamentos sem atrasar as prestações, mostrando comprometimento com a regularização financeira;
- Manter uma baixa taxa de utilização do limite de crédito (entre o saldo e o limite) é positivo para o score;
- Ter um histórico de crédito mais longo pode ser benéfico. Não feche contas antigas, mesmo que não esteja usando-as ativamente;
- Evite abrir muitas novas contas, pois aberturas frequentes de novas contas podem indicar risco para as empresas;
- Solicitar crédito apenas quando necessário, evitando muitas consultas ao seu score;
- Ter uma variedade de tipos de crédito, como cartões, empréstimos e financiamentos, pode ser positivo, desde que não se atrapalhe nos pagamentos;
- Verifique regularmente seu histórico de crédito para identificar e corrigir erros ou informações desatualizadas.
Continue lendo:
- Veja como saber o score em 2023 e tenha 6 dicas infalíveis para não diminuir sua pontuação
- Saiba como a boa pontuação no Serasa Score poderá te ajudar
- Como usar o cartão de crédito para melhorar seu score de crédito; veja 5 dicas infalíveis
- Qual score é bom para pedir empréstimo? Entenda a pontuação e a liberação do crédito