Tesla anuncia construção de uma nova fábrica de baterias em Xangai, na China

A empresa Tesla anuncia a construção de uma nova fábrica em Xangai, na China, aumentando seus investimentos no país, mesmo em meio a tensões entre Estados Unidos e China.

A nova fábrica produzirá a “Megapack”, uma unidade de armazenamento de energia em larga escala, além de veículos elétricos.

O anúncio foi feito em uma cerimônia na cidade, com a presença de autoridades do governo local e do vice-presidente de automóveis da Tesla.

Elon Musk, CEO da empresa, deverá visitar a China em breve.

Construção da fábrica

A empresa Tesla anunciou que irá iniciar a construção de uma fábrica na China no terceiro trimestre deste ano e espera iniciar a produção no segundo trimestre de 2024.

Este investimento acontece após a Airbus ter divulgado seus planos de aumentar a produção na China de um de seus modelos de avião mais populares.

A Airbus firmou um acordo para construir uma segunda linha de montagem de fuselagens do A320 em sua fábrica em Tianjin, aumentando a produção de aviões na China.

Esse acordo surge em um momento em que outras empresas, como a Apple, estão reconsiderando suas operações na China devido às tensões crescentes entre Pequim e Washington, com discordâncias sobre o apoio da China ao presidente russo Vladimir Putin.

Megapack

A Tesla divulgou seus planos de erguer uma nova fábrica na China para produzir a Megapack, uma gigantesca bateria que contribui para a estabilização das redes de energia, com capacidade para alimentar cerca de 3,6 mil lares por uma hora.

A nova instalação fabril, a ser construída em um local próximo a Xangai, poderá produzir 10 mil unidades da Megapack por ano.

A China representa um mercado estratégico para a Tesla, especialmente porque a fábrica de Xangai teve o poder de fabricar 711 mil carros em 2020, mesmo em meio às dificuldades ocasionadas pela pandemia.

Entretanto, a expansão da fábrica de carros elétricos em Xangai foi adiada devido a preocupações sobre as conexões da Tesla com o projeto Starlink, iniciativa de fornecimento de internet no espaço liderada por Elon Musk.

Ademais, os veículos da Tesla foram banidos em alguns locais devido a inquietações quanto a possíveis coletas de dados sensíveis através das câmeras dos automóveis.

Elon Musk expressou que a China representa o mercado automotivo mais acirrado do mundo e demonstrou “grande admiração” pelas montadoras chinesas.

Visite o Guia do Ex Negativado e conheça as melhores notícias acerca do mundo financeiro para se manter informado!

Deixe um comentário