,

Tirei 30 dias de férias, quanto vou receber quando voltar? O que esperar para o momento

31/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Tirei 30 dias de férias, quanto vou receber quando voltar? Entenda como é feito o pagamento do período de descanso anual.

Publicidade

Tirei 30 dias de férias, quanto vou receber quando voltar? O período de descanso anual é um dos mais aguardados pelos trabalhadores. Ao mesmo tempo, é um dos que mais gera dúvidas.

Isso se deve especialmente ao fato de que sua remuneração é diferente tanto em relação ao momento em que ocorre quanto ao próprio valor.

Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e veja como funciona. Assim, tire suas dúvidas e usufrua suas férias em plena tranquilidade.

Tirei 30 dias de férias, quanto vou receber quando voltar ao trabalho?

O pagamento das férias acontece antes do início do período de descanso. Portanto, é diferente da quitação salarial, que ocorre somente após a prestação de serviços.

Por exemplo, uma pessoa que ficará o mês de agosto em gozo de férias recebe o valor referente a este período antes do seu início.

Neste caso, o recebimento dos valores acontece junto ao do salário que tem como base o mês anterior, de julho.

Na volta para prestar serviços em setembro, então, o trabalhador não receberia salário, apenas alguns adicionais.

Afinal, o pagamento do período de repouso ocorreu antecipadamente.

Veja: Prazo para pagamento de férias em 2023: atenção ao período de recebimento e se organize

Exceções

A princípio, quem tirou 30 dias de férias não vai receber salário quando voltar, pois há antecipação dele no período de férias. Todavia, existem exceções.

Elas se referem às situações em que o trabalhador não tira as férias de forma coincidente com o mês.

Por exemplo, é o caso de quem goza parte das férias em um mês e parte em outro.

Quais verbas recebo ao voltar de férias?

Quem tirou 30 dias de férias vai receber, quando voltar, apenas valores indenizatórios referentes, por exemplo, ao vale transporte e ao vale-alimentação.

Afinal, durante o mês de afastamento por férias, não há pagamento desses benefícios, pois eles decorrem exclusivamente da efetiva prestação de serviços.

Como é o cálculo de férias?

O valor das férias corresponde a 133% do salário mensal. Isso porque o período é remunerado e, portanto, impõe o pagamento de 100% do salário.

Além disso, sobre esse valor há um adicional de 1/3 (33%) da remuneração.

Assim, basta multiplicar seu salário por 1,33 para descobrir quanto receberá.

Cuidado! Trabalhador recebe férias antecipadas e não tem direito a receber valores ao voltar

Uma vez que a quitação das férias ocorre antes do início delas, ao voltar o trabalhador não tem direito a um “novo” salário.

Por isso, é necessário ter um bom controle financeiro.

Em caso contrário, ao voltar das férias e não receber valores, o trabalhador pode encontrar dificuldades em arcar com as despesas básicas, como alimentação, moradia etc.

Para ter mais controle de suas finanças, não perca tempo: baixe o App do Guia. Além de notícias e dicas financeiras, de direitos e benefícios, ele também oferece gratuitamente uma tabela que ajuda você a visualizar seu orçamento e otimizá-lo.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa