Call us now:
Na semana das eleições 2022, são muitas as dúvidas que vêm sendo levantadas para poder votar. Como já explicamos anteriormente, é possível votar sem título, mas e como fazer para usar o título de eleitor digital? É o que explicaremos desta vez.
O primeiro turno das eleições nacionais e estaduais está marcado para o próximo dia 2 de outubro, que é neste domingo. Os votos serão dados para Presidente da República, Governador do Estado, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual.
Com a proximidade do dia da votação, é comum que inúmeros questionamentos sejam levantados acerca de como saber se está apto ou quais documentos são necessários para votar. Confira abaixo.
Como consultar a situação eleitoral
Antes de mais nada, caso ainda tenha dúvidas sobre a sua regularidade perante à Justiça Eleitoral, basta acessar o site do TSE e abrir o menu “Situação Eleitoral”, inserindo o seu CPF. Em poucos segundos, você terá a resposta.
Outra opção é já baixar o aplicativo e-Título, que justamente funciona como título de eleitor digital.
Esse app mostra todas as suas informações eleitorais, inclusive com a sua foto caso já tenha feito o cadastro biométrico.
Quais documentos são necessários para votar?
Historicamente, foi necessário comparecer à zona e à seção de votação portando o título de eleitor impresso e um documento de identificação oficial com foto.
Diante de avanços tecnológicos, principalmente devido ao cadastro biométrico em massa da população, o título de papel não é mais imprescindível.
Caso possua sua biometria cadastrada, é possível votar das seguintes maneiras:
- Apenas com RG ou outro documento oficial com foto; ou
- Apenas com o e-Título (título de eleitor digital).
Caso não possua biometria cadastrada, é necessário levar um documento de identificação com foto e o título de eleitor, que pode ser em papel ou em formato digital.
Como usar o título de eleitor digital para votar?
Entenda como funciona o aplicativo que te permite votar sem precisar levar algum documento em papel:
- O primeiro passo é baixar o app para o seu smartphone. Ele está disponível para Android e iOS e foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral Brasileira, sendo totalmente seguro;
- Ao realizar o download, abra o aplicativo e aceite os termos de uso;
- Em seguida, acesse o seu título inserindo as informações solicitadas: nome do eleitor, data de nascimento, CPF, nome da mãe e do pai;
- Na sequência, responda às perguntas feitas e insira a sua senha de acesso. Caso não se lembre, basta cadastrar uma nova senha.
Com o acesso feito, você já tem o seu título de eleitor digital em mãos pronto para exercer o voto.