Uber anuncia fim de cadastro de novos motoristas? O que diz a empresa

Uber anuncia fim de cadastro de novos motoristas? – A presença da Uber no Brasil representa um marco significativo na indústria de transporte do país. A multinacional norte-americana de tecnologia introduziu seu serviço de transporte por aplicativo no Brasil em 2014, transformando a maneira como os brasileiros se locomovem nas cidades.

Com sua plataforma de fácil acesso e preços competitivos, logo conquistou uma base de usuários considerável em todo o território brasileiro.

Desde então, a presença da empresa no Brasil também trouxe consigo debates e desafios regulatórios em relação ao enquadramento dos motoristas parceiros, questões de segurança e concorrência com os táxis tradicionais.

Mas ultimamente, uma atmosfera de preocupações tem tomado a todos que, direta ou indiretamente estão ligados ao aplicativo.

Uma decisão da Justiça do Trabalho de São Paulo (obrigando a empresa a pagar R$ 1 bilhão por danos morais coletivos aos trabalhadores) trouxe à tona um desafio tanto para a Uber quanto para seus motoristas. Sobre isso nós já mostramos aqui. 

Esse cenário de incertezas faz surgir perguntas e, até, como não poderia faltar, as fatídicas fake news. Logo, portanto, uma pergunta veio à tona: Uber anuncia fim de cadastro de novos motoristas? Falaremos mais sobre isso na sequência.

Uber anuncia fim de cadastro de novos motoristas?

Ganhou destaque nas redes sociais rapidamente, um boato dizendo que a empresa teria encerrado o cadastramento de novos motoristas.

No entanto, de acordo com a Folha de São Paulo, a Uber Brasil negou que esteja interrompendo o cadastro de novos profissionais.

A informação falsa começou a se espalhar por meio de uma mensagem marcada por incoerências ortográficas.

A origem dela era uma imagem de tela que, uma vez divulgada, tomou proporções significativas na internet. O texto dizia assim:

“Prezado motorista, devido as regulamentações vigente em seus pais, encerramos o cadastramento de novos motoristas. Por esse motivo não é possível cadastrar-se nesse momento. Lamentamos mas não conseguimos continuar com seu cadastro (sic)”.

Uber irá interpor recurso contra sentença

Como dissemos no início deste texto, a Justiça do Trabalho de São Paulo proferiu uma sentença que pode alterar significativamente a dinâmica de trabalho entre a Uber e seus prestadores de serviço.

A empresa foi condenada a desembolsar R$ 1 bilhão e orientada a registrar mais de 500 mil motoristas.

Reforçou, porém, que pretende recorrer da decisão, amparada por mais de 6.000 veredictos judiciais anteriores que, por sua vez, lhe foram favoráveis.

Para os motoristas associados à Frente Nacional de Motoristas Autônomos (Fama), essa sentença gera muitas dúvidas.

A possibilidade de uma carga horária regulada e a potencial sindicalização causam receios.

O representante dos motoristas, por sua vez, acentua a necessidade de maior proteção e apoio por parte da Uber, em especial no que diz respeito à segurança.

Leia mais:

Deixe um comentário