Variação nos Estoques de Petróleo nos EUA Impacta o Mercado

Os estoques de petróleo nos Estados Unidos tiveram uma variação significativa na semana encerrada na última sexta-feira (28), segundo o relatório divulgado pelo Departamento de Energia (DoE) na última quarta-feira (3). As mudanças nos números têm repercussões no mercado e podem influenciar os preços e as estratégias de investimento nesse setor.

Durante esse período, houve uma queda de 1,281 milhão de barris nos estoques de petróleo, alinhando-se com as expectativas dos economistas consultados pelo “Wall Street Journal”, que previam uma redução de 1,2 milhão de barris. Com essa diminuição, os estoques totais de petróleo atingiram a marca de 459,633 milhões de barris.

Estoques de petróleo nos EUA: gasolina x diesel

Surpreendentemente, os estoques de gasolina apresentaram um aumento de 1,742 milhões de barris, totalizando 222,878 milhões de barris.

Essa variação contrariou as projeções que indicavam uma queda de 1,0 milhão de barris.

Por outro lado, as reservas de destilados, incluindo diesel e óleo para calefação, registraram uma queda de 1,19 milhão de barris, chegando a 110,323 milhões.

A expectativa era de uma diminuição de 700 mil barris nesse período.

Ao analisar os estoques de petróleo em Cushing, Oklahoma, que é um centro de distribuição importante do óleo negociado na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex), observamos um aumento de 541 mil barris, totalizando 33,610 milhões de unidades.

Em contrapartida, os estoques da reserva estratégica americana (SPR, na sigla em inglês) tiveram uma queda de 2,004 milhões de barris, ficando em 364,938 milhões.

Dados contradizem expectativas

Outra informação relevante é a redução na utilização das refinarias nos EUA, que passou de 91,3% para 90,7% na semana passada.

Esse dado é especialmente importante, pois havia uma expectativa de aumento para 91,7%.

Em suma, os estoques de petróleo nos EUA tiveram uma queda conforme esperado, mas houve um aumento inesperado nos estoques de gasolina, enquanto as reservas de destilados registraram uma queda.

A utilização das refinarias nos EUA também reduziu, o que pode afetar os preços e estratégias de investimento no setor.

Confira mais conteúdos como este no Guia do Ex-Negativado.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress