Call us now:
Como baixar o e-título – Desde as eleições passadas, já vem sendo possível votar sem a necessidade do tradicional título de papel em mãos e em 2022 a opção digital vem se tornando mais popular. Saiba agora como baixar o e-título para votar no segundo turno de 2022.
O e-Título, também chamado de Título de Eleitor digital, é um aplicativo desenvolvido pela Justiça Eleitoral para digitalizar ainda mais as eleições no país, gerando mais praticidade.
Como baixar o e-Título para votar?
Siga os passos abaixo para fazer o download e cadastrar seu título de eleitor digital para uso no dia das eleições:
- O primeiro passo é baixar o app para o seu smartphone. Ele está disponível para Android e iOS e foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral Brasileira, sendo totalmente seguro;
- Ao realizar o download, abra o aplicativo e aceite os termos de uso;
- Em seguida, acesse o seu título inserindo as informações solicitadas: nome do eleitor, data de nascimento, CPF, nome da mãe e do pai;
- Na sequência, responda às perguntas feitas e insira a sua senha de acesso. Caso não se lembre, basta cadastrar uma nova senha.
Após realizar o acesso com a senha escolhida, já serão mostradas suas informações de eleitor.
Como consultar situação eleitoral?
Caso tenha dúvidas sobre sua regularidade na Justiça Eleitoral, é possível realizar uma rápida consulta no site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No site do órgão, basta abrir o menu “Situação Eleitoral”, inserir seu CPF e aguardar pela resposta que será mostrada.
Também é possível simplesmente verificar sua situação dentro do próprio aplicativo e-Título.
O que levar para votar com o e-Título?
Em outras épocas, era necessário comparecer à sua seção de votação portando um documento de identificação com foto e o título de eleitor.
Agora, com o e-Título em mãos, existem duas possibilidades.
Caso possua sua biometria cadastrada, é possível votar apenas com o e-Título (título de eleitor digital), pois já será mostrada sua foto oficial tirada no TRE.
Se não possuir biometria cadastrada, então será necessário levar um documento com foto junto com o aplicativo do e-Título aberto.