Como pedir pensão alimentícia na Justiça gratuitamente? Saiba como fazer

11/01/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

Veja quem pode pedir pensão alimentícia na Justiça gratuitamente e saiba como fazer para entrar com a ação de alimentos.

Publicidade

Pedir pensão alimentícia na Justiça gratuitamente é possível! Com isso, torna-se mais fácil obter o benefício que é pago pelos pais e responsáveis em favor dos filhos e outros dependentes financeiros.

Para saber como pedir e como funciona o requerimento, acompanhe hoje o Guia do Ex-Negativado. Assim, veja tudo o que você precisa saber sobre a pensão de alimentos.

Veja ainda:

Como pedir pensão alimentícia na Justiça gratuitamente?

O pedido de pensão de alimentos é feito perante a Justiça, mais especificamente nas Varas de Família. Portanto, é necessário que o requerente tenha assistência de um advogado.

Contudo, nem todos possuem condições de arcar com os honorários de um advogado. Nesse caso, então, é possível recorrer à Defensoria Pública.

Esse é um órgão de natureza estadual e que existe em todos os estados brasileiros. Ele é responsável por dar assistência jurídica gratuita às pessoas de baixa renda.

Assim, com auxílio da Defensoria é possível pedir pensão alimentícia na Justiça gratuitamente.

Como requerer auxílio da Defensoria Pública?

Para isso, é necessário que o cidadão vá até a sede da Defensoria na sua região. Ao fazê-lo, tenha em mãos documentos de identificação dos pensionistas e dos responsáveis.

Igualmente, para pedir pensão alimentícia na Justiça gratuitamente você deve ter documentos que comprovem a relação de parentesco ou filiação com o indivíduo que será chamado a pagar os alimentos.

Outros documentos importantes são o comprovante de renda e de residência, assim como o endereço de quem será chamado à Justiça para pagamento de pensão.

Além disso, é interessante ter em mãos documentos que comprovem os gastos mensais dos dependentes. A pensão alimentícia inclui, além dos alimentos, gastos com saúde, transporte, lazer, educação e vestimentas.

Quem pode pedir pensão alimentícia na Justiça (gratuitamente ou não)?

Em geral, esse tipo de pensão é pago em favor dos filhos menores de 18 anos, embora possa ser estendida até o final da graduação em ensino superior.

Ainda, existem casos em que outras pessoas, além dos filhos, podem requerer o benefício. Por exemplo, enteados, irmãos e até mesmo o ex-cônjuge, desde que se comprove que havia relação de dependência financeira.

Também, é necessário comprovar que essas pessoas não possuem condições de arcar com suas próprias despesas no momento.

Qual é o valor da pensão alimentícia?

Estabelecer o valor da pensão alimentícia é um processo que demanda uma avaliação minuciosa, considerando as particularidades de cada situação.

Essa avaliação leva em conta não apenas a necessidade financeira dos pensionistas, que são aqueles que recebem a pensão, mas também a capacidade financeira do responsável pelo pagamento.

Entender a real necessidade dos beneficiários é crucial, pois visa garantir que o valor estipulado seja suficiente para cobrir despesas essenciais, como alimentação, moradia, educação e saúde.

Nesse sentido, cada caso é único, e a análise deve ser sensível às especificidades de cada situação familiar.

Além disso, a capacidade financeira do responsável pelo pagamento da pensão é um fator determinante.

A justiça busca estabelecer um valor que seja compatível com a capacidade econômica do devedor, assegurando que ele possa cumprir com suas obrigações sem comprometer sua própria subsistência.

Veja ainda:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa