Call us now:

Como conseguir empréstimo antecipação FGTS? Essa é uma das soluções financeiras disponíveis aos trabalhadores que precisam de dinheiro extra.
São vários os bancos que trabalham com essa modalidade. Entretanto, assim como em outros tipos de crédito, é necessário ter cuidado e refletir antes da contratação.
Veja no Guia do Ex-Negativado como esse tipo de empréstimo funciona, onde buscá-lo e quais são as suas condições. Igualmente, quais são os cuidados necessários antes de contratá-lo.
O que é o empréstimo de antecipação do FGTS?
Ele corresponde à antecipação de parcelas do saque-aniversário do FGTS. Por isso, para obtê-lo é necessário que o trabalhador também tenha aderido à modalidade de saque anual do Fundo de Garantia.
Desse modo, ao invés de fazer um resgate do FGTS por ano, o cidadão pode receber de uma só vez 2 ou mais parcelas do saque-aniversário.
Nesse caso, o trabalhador somente voltará a receber o saque-aniversário quando houver a quitação do empréstimo. Afinal, até lá o pagamento da parcela vai diretamente ao banco credor.
Como conseguir o empréstimo de antecipação do FGTS?
Para isso, antes de mais nada o trabalhador deve fazer a adesão ao saque-aniversário. É ele quem dá o direito de requerer o empréstimo, pois a antecipação é dele.
Depois de fazer a adesão, então, é necessário buscar uma instituição financeira que trabalhe com o empréstimo de antecipação de FGTS. Hoje a maioria dos grandes bancos oferece esse tipo de crédito.
Por exemplo, você o encontra no PAN, Itaú, Santander, Bradesco, Caixa Econômica, Banco do Brasil e em várias outras instituições conhecidas no Brasil.
A partir daí, o empréstimo dependerá das regras da instituição. As condições referentes aos valores disponíveis, ao prazo de antecipação e aos juros variam de acordo com cada banco.
Cuidados antes de solicitar a antecipação do FGTS
Existem duas situações que o trabalhador deve ter em mente antes de conseguir o empréstimo de antecipação do FGTS. Confira quais são e proteja suas finanças.
Adesão ao saque-aniversário cancela saque-rescisão
A primeira questão a ser pensada se refere ao fato de que a adesão ao saque-aniversário impede o trabalhador de sacar o FGTS em caso de dispensa sem justa causa ou acordo de rescisão.
Neste caso, ele somente pode sacar a multa paga pelo empregador, que é de 40% ou 20%, respectivamente. Aliás, somente é possível desistir do saque-aniversário no 25° mês após a adesão.
Inexistência de saldo para pagamento do empréstimo em caso de rescisão
A outra questão importante sobre conseguir o empréstimo de antecipação do FGTS é a possibilidade de dispensa sem justa causa paralelamente à inexistência de saldo de Fundo de Garantia para quitar o empréstimo.
Nessa hipótese, o trabalhador deverá arcar de outra forma com a dívida, pagando-a à parte. E caso não a pague corretamente, poderá ficar com o nome sujo.
Por isso, antes de conseguir o empréstimo do FGTS – assim como a qualquer outra forma de crédito – é importante refletir sobre estas questões.
Entre para o grupo VIP do Guia do Ex-Negativado e receba dicas para melhorar sua relação com o dinheiro. Tenha ainda novidades, promoções e muito mais!
Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso grupo VIP no Whatsapp!