Veja o que é educação financeira e como ela te leva a não deixar o dinheiro escapar entre os dedos

O que é educação financeira? Muito se fala nela, mas o que exatamente ela é e qual é a sua importância? Essas são perguntas relevantes, especialmente para quem quer conquistar um melhor relacionamento com o dinheiro.

Por isso, hoje o Guia do Ex-Negativado explica para você o que é se educar financeiramente e porque isso é tão importante. Também, apresenta dicas de como buscar essa educação. Continue lendo e confira!

O que é educação financeira?

Ela é a capacidade de lidar bem com o dinheiro e de fazer escolhas financeiras que levem à prosperidade. Portanto, envolve tanto o controle financeiro quanto o conhecimento sobre produtos e oportunidades do mundo das finanças.

Dizer que alguém tem uma boa educação financeira é também dizer que esta pessoa tem a capacidade de organização em relação ao dinheiro.

É o controle para não promover gastos desnecessários e cortar despesas. Também, de olhar para o futuro e se preparar financeiramente para ele, bem como para imprevistos financeiros.

Como se educar financeiramente?

A educação financeira é muito importante, pois ela se volta tanto ao presente quanto ao futuro. Com ela é possível evitar uma série de perrengues em que é necessário apertar de todos os lados para garantir o pagamento das contas.

Por isso, que tal deixar o sufoco de lado e se educar em relação às finanças? Para isso, confira e coloque em prática as dicas abaixo!

1 – Use uma planilha de gastos

A primeira dica para você começar a controlar melhor suas finanças e a atuar com base na educação financeira é usar uma planilha de gastos. Com ela você consegue visualizar melhor como o seu dinheiro vai embora.

Além disso, este tipo de ferramenta também ajuda você a perceber como aparentes pequenos gastos e parcelas se somam e acabam destruindo seu orçamento.

Isso sem se falar na possibilidade de elencar quais são as suas despesas prioritárias e quais têm menor importância. Por isso, é uma maneira de se entender enquanto consumidor e de reconhecer erros financeiros a serem corrigidos.

Neste caso, conte com a planilha do App do Guia. Você pode acessá-la gratuitamente e usá-la sem dificuldades. Além disso, também encontra no aplicativo informações, notícias e dicas do mundo de finanças.

2 – Corte despesas desnecessárias

A educação financeira se baseia, em muito, no uso saudável do dinheiro. Por isso, ela exige que você analise seus gastos e, também, localize aqueles que são desnecessários para cortá-los.

Afinal, eles são responsáveis por fazer seu dinheiro ir embora sem que haja necessidade. Desse modo, deixe de lado o costume de gastar com bobeiras, por menor que pareça o gasto.

3 – Faça investimentos

Investir é uma maneira de fazer o seu dinheiro trabalhar em seu favor. Desse modo, ele gera rendimentos e aumenta cada vez mais os valores que você possui. Isso coloca você mais perto da segurança financeira e dos seus sonhos.

4 – Trace metas

Falando em sonhos, é importante que você trace metas para colocar a educação financeira em prática. Elas são um empurrãozinho para que você comece a poupar. Afinal, é por meio da economia que você conseguirá chegar nelas.

5 – Informe-se sobre finanças para ter educação financeira

Por fim, a quinta e a última dica para você se educar financeiramente é ler e se informar sobre o mundo das finanças! Conhecer produtos financeiros, tecnologias favoráveis à economia, como gerar renda extra e quais são os bons hábitos financeiros estão dentre as possibilidades.

Para isso, conte também com o App do Guia. Nele você encontra, além da planilha de gastos, diversas publicações diárias que trazem notícias, dicas e informações sobre oportunidades, direitos, benefícios. Por isso, conheça-o!

Deixe um comentário