Viver para pagar conta: brasileiros trabalham 147 dias em 2023 só para pagar impostos

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), os brasileiros tiveram que trabalhar em média 147 dias ao longo deste ano, para cumprir suas obrigações tributárias. Essa estimativa representa cerca de 40,28% do rendimento médio do país.

O estudo revela que o Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo, porém, com um retorno questionável para a população. Comparado à década de 1970, os brasileiros agora trabalham mais do dobro de dias para pagar impostos.

Em média, em 1989, eram necessários 81 dias de trabalho para cumprir essa obrigação tributária. No entanto, desde 2005, esse número tem ultrapassado a marca de 140 dias, de acordo com dados do IBPT. 

Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo, mas com menor retorno para população

Ao longo das últimas décadas, os gastos dos contribuintes aumentaram significativamente em termos percentuais, com exceção de algumas reduções recentes.

Tem sido uma jornada árdua para os brasileiros quando se trata de cumprir suas obrigações fiscais. Os gastos dos contribuintes têm aumentado exponencialmente em termos percentuais, colocando um peso significativo em seus ombros.

Em 2023, os brasileiros trabalharam até o dia 27 de maio para pagar seus impostos – dois dias a menos do que em 2022. Isso se deu em função da redução de alguns impostos, aponta o estudo.

Essa tendência de aumento nos gastos dos contribuintes ao longo das últimas décadas tem gerado preocupação e levado à necessidade de uma revisão do sistema tributário. 

Comparação com outros países e a necessidade de reforma tributária

Países ao redor do mundo apresentam diferentes realidades quando se trata do número de dias de trabalho necessários para pagar impostos.

Comparando com o Brasil, algumas nações como Argentina (111 dias), México (108 dias), Suíça (104 dias), Coréia do Sul (98 dias), Irlanda (83 dias), Estados Unidos (81 dias) e Chile (68 dias) têm um menor número de dias dedicados ao cumprimento dessa obrigação tributária.

Esse comparativo é baseado em um estudo que utiliza o índice da Carga Tributária sobre o PIB, transformando o percentual em número de dias de trabalho necessários para pagar os impostos. 

O governo federal, por sua vez, tem buscando apoio no Congresso para aprovar uma reforma tributária, com o objetivo de simplificar o complexo sistema tributário brasileiro.

No entanto, até o momento, não há evidências de que essas mudanças resultarão em uma redução da carga tributária total.

Somente através de medidas audaciosas e de um compromisso genuíno com a melhoria do sistema tributário, poderemos vislumbrar um futuro em que os brasileiros não se sintam esmagados pelos impostos, mas sim, encorajados a prosperar e impulsionar o desenvolvimento do país.

Deixe um comentário