,

Você sabe o que é Seguro Prestamista? Socorre em imprevistos na hora de pagar uma conta

14/10/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Conheça o seguro prestamista e saiba quando ele oferece cobertura e como ele pode ajudar você em situações financeiras negativas.

Publicidade

Sabe o que é seguro prestamista? Ao contratar um empréstimo ou outro tipo de serviço que lhe gere despesas futuras, é importante se certificar de que você terá condições de arcá-las. Esse seguro, então, volta-se exatamente para isso.

Ele basicamente garante que caso você não tenha condições financeiras (por motivos inúmeros determinados em contrato) de arcar com suas despesas, o seguro as cobrirão.

Quer saber mais sobre ele? Então continue lendo e veja em que situações esse seguro pode ser interessante e ajudar você a manter as contas em dia!

O que é seguro prestamista?

Ele é um seguro que visa impedir que você fique inadimplente diante de algum imprevisto como a perda de emprego, incapacidade temporária ou diminuição da renda.

Explica-se: caso você passe por uma situação que impeça o cumprimento de obrigações financeiras, a seguradora se responsabiliza por quitar os valores (restantes ou no período).

Desse modo, ele é interessante tanto para o credor, que diminui as chances de inadimplência e prejuízos, e para o devedor, que não tem risco de ficar com o nome sujo.

Quais são os tipos de despesas que o seguro prestamista cobre?

Existem diversas situações em que esse seguro pode ser útil. Embora empréstimos e financiamentos sejam as situações mais comuns, não são as únicas.

Confira algumas das situações em que ele pode se aplicar e cobrir despesas, evitando o inadimplemento:

  • Crediários;
  • Empréstimos pessoais, consignados, de imóvel ou automóvel;
  • Consórcios;
  • Cheque especial;
  • Cartão de crédito;
  • Condomínio, etc.

Contudo, cuidado! O seguro prestamista apenas se aplica nas situações que estão previstas na apólice do próprio seguro.

Ou seja, ele varia de caso em caso. Portanto, é de grande importância que você leia com atenção o contrato antes de assiná-lo. Assim, saiba o que tem ou não cobertura.

Quais são as situações em que o seguro prestamista se aplica?

Assim como a cobertura das despesas, as situações de aplicação do seguro variam de caso em caso e, também, dependem do contrato específico.

Por exemplo, é comum que ele seja contratado para situações em que envolvam o desemprego e a perda involuntária do emprego.

Do mesmo modo, também pode cobrir situações de incapacidade temporária ou permanente, tornando-se uma ótima opção para autônomos.

Além disso, ele pode se aplicar em caso de morte. Aqui, ele evita que o espólio do falecido (bens que ele deixou) tenham que arcar com as dívidas. Desse modo, garante que os herdeiros receberão a herança.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça