,

Voltei para o saque-rescisão, posso sacar o FGTS? Fique por dentro das regras

15/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Voltei para o saque-rescisão, posso sacar o FGTS na dispensa sem justa causa? Confira como funciona e quando isso é possível.

Publicidade

Desisti do saque-aniversário e voltei para o saque-rescisão; posso sacar o FGTS? A inscrição no saque de aniversário permite que o trabalhador saque uma parte do saldo do Fundo de Garantia anualmente, mas impede o acesso a ele em caso de dispensa sem justa causa.

Por isso, muitos buscam a desistência da modalidade ao serem demitidos. Ou, então, aguardam o prazo de validade do saque de aniversário para retornarem, de modo preventivo, à de rescisão.

Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e saiba como fica o saque do Fundo de Garantia nestes casos. Confira quando o saque-rescisão volta a ser aplicável e outras informações relevantes.

Voltei para o saque-rescisão, posso sacar o FGTS?

Depende. Afinal, existem dois fatores que impactam diretamente nesta resposta: o tempo de adesão do saque-aniversário e o momento da desistência em relação à rescisão do contrato.

Portanto, é necessário analisá-los para responder adequadamente à questão, uma vez que estes aspectos permitem que ela tenha respostas diferentes.

Tempo de adesão do saque-aniversário

Primeiramente, saiba que a desistência do saque-aniversário somente passa a fazer efeitos após o 25° mês de adesão à modalidade de saque anual.

Portanto, se este tempo ainda não decorreu, quem voltou para o saque-aniversário não pode sacar o FGTS em caso de dispensa sem justa causa.

O trabalhador, então, somente terá acesso à multa rescisória.

Voltei para o saque-rescisão após a dispensa, posso sacar o FGTS?

Não. O fator de tempo também impacta a liberação do FGTS no que se refere ao momento da desistência do saque-aniversário e a quando se aplicou a rescisão sem justa causa.

Desse modo, o trabalhador somente poderá sacar o FGTS de rescisão caso a desistência do saque-aniversário ocorra antes da rescisão contratual.

Também, após os 25 meses da inscrição no saque anual.

Não fiz o saque-rescisão, quando posso sacar o FGTS?

Quem não sacou o FGTS na rescisão por causa da retenção decorrente do saque-aniversário não perde os valores presentes na conta de Fundo de Garantia.

Na verdade, esse valor continua sendo do trabalhador. No entanto, ele somente poderá sacá-lo quando se enquadrar em alguma modalidade de liberação. Dentre elas estão:

  • Aposentadoria;
  • Compra de imóvel;
  • Doença grave;
  • Desemprego de 3 anos ininterruptos, etc.

Veja detalhes: FGTS retido: Quando posso sacar? Descubra as Oportunidades de Acesso aos Recursos

Para não perder nenhuma novidade ou informação sobre o saque do Fundo de Garantia, conte com o App do Guia. O aplicativo gratuito reúne diariamente notícias sobre finanças, benefícios e oportunidades financeiras e de emprego.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa