Agendamento auxílio desemprego: saiba como dar entrada no benefício hoje mesmo

O agendamento do auxílio desemprego é necessário quando o trabalhador que tem direito ao benefício deseja requerê-lo presencialmente. Neste caso, garante-se um atendimento mais rápido na medida em que é possível evitar filas.

Aprenda como agendar seu atendimento e, também, confira outras maneiras de solicitação do seguro-desemprego. O Guia do Ex-Negativado reuniu tudo o que você precisa saber sobre o assunto, confira!

Quando é preciso fazer o agendamento do auxílio desemprego?

Somente quando o trabalhador tiver a intenção de solicitar o benefício presencialmente. Neste caso, ao agendar o atendimento ele garante um horário que agiliza a solicitação do seguro-desemprego.

Já quando o trabalhador opta por fazer o pedido do benefício pela internet não há necessidade de agenda-lo. Afinal, neste caso o atendimento é virtual e acontece em tempo real.

Como agendar o seguro-desemprego?

O agendamento do auxílio desemprego para solicitação do benefício presencialmente pode ser feito das seguintes maneiras:

  • Central Alô Trabalho (Telefone 158);
  • Site Emprega Brasil;
  • Canais próprios de programas estaduais, como o Poupa Tempo (São Paulo), Vapt Vupt (Goiás), Faça Fácil (Espírito Santo) e UAI (Minas Gerais).

Após fazer o agendamento do auxílio desemprego, no dia e horário do atendimento você deve se apresentar na agência de atendimento (conforme indicação ao agendar o benefício) com o seguintes documentos:

  • CTPS;
  • CPF;
  • Documento de identificação com foto;
  • Guias de requerimento de seguro-desemprego;
  • TRCT (Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho) ou Termo de Homologação de Rescisão.

Outras maneiras de solicitar o seguro-desemprego

A solicitação presencial após o agendamento do auxílio desemprego não é a única maneira de obter o benefício. Na verdade, é possível fazer todo o processo online, sem a necessidade de atendimento presencial.

Neste caso, é possível solicitar o benefício pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, por exemplo. O processo é simples, pois basta fazer login no app e, depois, clicar na opção de “Benefícios” > “Seguro-Desemprego” e seguir os passos em tela.

Da mesma forma, também é possível solicitar o auxílio de desemprego pelo Portal Emprega Brasil. Assim como no caso anterior, é necessário fazer login e depois clicar nas opções de benefícios e seguir as instruções do site.

Em ambos os casos, aliás, o procedimento de solicitação é rápido e fácil. Aqui, então, não há necessidade de agendamento do auxílio desemprego para atendimento presencial. Caso haja aprovação da solicitação, a primeira parcela cai na conta indicada em 30 dias.

Vai pedir o benefício pela primeira vez? Então saiba as regras do seguro-desemprego e onde sacá-lo!

Para saber mais sobre o seguro-desemprego, bem como sobre oportunidades de renda e dicas financeiras, acesse o App do Guia. Ele é o seu canal gratuito e completo para que você lide melhor com as finanças e garanta mais qualidade de vida e tranquilidade.

Deixe um comentário