Agendamento do Bolsa Família: saiba fazer para se inscrever no programa

O agendamento do Bolsa Família é uma forma de agilizar o atendimento da população perante o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para inscrição no programa.

A inscrição acontece por meio do Cadastro Único, banco de dados que direciona a distribuição de quotas de programas sociais. Veja no Guia do Ex-Negativado como fazê-la.

Precisa fazer agendamento do Bolsa Família para ser atendido no CRAS?

Essa não é uma medida obrigatória, mas ela pode agilizar o atendimento e evitar que o cidadão enfrente filas ao ir até o CRAS.

Todavia, ela também não se aplica em todo o país.

Explica-se: embora o Bolsa Família seja um programa federal, as unidades do CRAS funcionam de maneira independente, de acordo com o município em que se encontram.

Desse modo, cabe a cada uma delas determinar a maneira de atendimento que mais convém à localidade.

Por isso, em alguns lugares há agendamento do Bolsa Família, enquanto em outros não.

Como agendar meu atendimento para receber Bolsa Família?

Isso dependerá do local em que você reside. Algumas prefeituras mantém uma página específica para agendamentos de atendimentos no CRAS.

Outras, por sua vez, não possuem um portal nesses moldes.

O melhor a fazer, então, é entrar em contato com o CRAS do seu município para se informar quanto aos trâmites ali aplicados para o o agendamento e inscrição do Bolsa Família.

O que precisa para fazer o Bolsa Família?

Para isso é necessário ir até o CRAS e se inscrever ou atualizar as informações do Cadastro Único.

Elas se referem a:

  • Composição familiar;
  • Endereço;
  • Renda familiar.

Assim como é possível fazer um agendamento do Bolsa Família, também fica disponível um pré-cadastro no aplicativo do Cadastro Único.

Esse cadastro prévio, todavia, não é definitivo. Ele requer que o representante familiar vá até o CRAS em até 120 dias da inscrição prévia.

No atendimento presencial, o representante deve apresentar seu CPF ou seu título de eleitor. Da mesma forma, precisará conceder um documento de cada membro da família, o qual pode ser:

  • Carteira de Identidade (RG);
  • Certidão de nascimento ou de nascimento;
  • CPF;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor.

Cabe ressaltar que não basta o agendamento do Bolsa Família e a realização do Cadastro Único para receber o benefício; ele depende do preenchimento de regras, especialmente em relação à renda familiar.

Leia:

Tire suas dúvidas sobre o Bolsa Família e acompanhe as novidades sobre o programa e outros benefícios assistenciais! No App do Guia você encontra isso e muito mais de forma gratuita. Baixe agora mesmo e confira!

Deixe um comentário