Quanto tempo leva para o juiz analisar um processo? Tire suas dúvidas sobre o assunto

02/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba quanto tempo leva para o juiz analisar um processo e quais são os fatores que arrastam as ações perante a Justiça.

Publicidade

Quanto tempo leva para o juiz analisar um processo? A morosidade da Justiça no Brasil é bastante famosa. Ela se deve especialmente pelo número de ações que se acumulam nos tribunais.

Porém, antes de entrar com uma ação, é natural que haja uma expectativa quanto ao tempo necessário para uma decisão. Conheça-o no Guia do Ex-Negativado.

Quanto tempo leva para o juiz analisar um processo?

Isso depende uma série de fatores. São eles:

  • Tipo de ação;
  • Objeto da ação;
  • Local de ajuizamento;
  • Número de envolvidos;
  • Necessidade de produção de provas, etc.

Além disso, o tempo que um juiz leva para analisar um processo também depende de outras questões, como os trâmites próprios da ação. Por exemplo, necessidade de perícia contábil, balística, informática etc..

Ainda, existe a possibilidade de acordo entre as partes, o que faz com que o processo possa se encerrar antecipadamente.

Neste caso, então, réu e autor acordam sobre um desfecho e cabe ao juiz homologar o acordo.

Outras questões que tendem a prorrogar a ação correspondem aos recursos.

Isto é, mesmo que o juiz analise o processo e manifeste uma decisão, ela é questionada por uma das partes e passa a outra instância para que haja uma nova análise e conclusão do caso.

Qual é a média de tempo de duração de uma ação judicial?

Ainda que o tempo que leva o juiz para analisar um processo varie conforme uma série de fatores, conforme vimos acima, a duração média de uma ação é de 4 anos e 7 meses, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça.

Mas existe um tempo máximo de duração de uma ação?

O tempo máximo de duração de uma ação judicial não é estipulado por lei, o que significa que pode variar consideravelmente.

Algumas ações podem ser concluídas em questão de meses, enquanto outras podem se estender por anos.

Casos mais simples e com menos disputas podem ser resolvidos rapidamente, enquanto disputas mais complexas ou casos que envolvem grande quantidade de documentos e testemunhas podem levar mais tempo para serem concluídos.

Leia também:

Nesse sentido, é importante que as partes envolvidas no processo estejam cientes de que a duração pode variar e que a paciência pode ser necessária para garantir uma resolução do caso.

Manter uma comunicação clara com advogados e, por conseguinte, estar bem informado sobre o andamento do processo, pode ajudar a lidar com a incerteza do tempo de duração de uma ação judicial.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa