AliExpress: taxação de 92% é real? Saiba a VERDADE sobre as taxas no Remessa Conforme

04/09/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

AliExpress taxação – Tem viralizado nos últimos dias um suposto e-mail que teria sido enviado pela equipe do AliExpress. Entenda!

Publicidade

AliExpress taxação – Tem viralizado nos últimos dias um suposto e-mail que teria sido enviado pela equipe do AliExpress confirmando adesão ao Remessa Conforme, do Governo Federal, e com uma nova taxação para encomendas acima de 50 dólares: de 92%.

O tema, como não podia deixar de ser, causou uma enorme apreensão em diversos internautas, a maioria deles consumidores do e-commerce chinês.

A adesão do AliExpress ao programa Remessa Conforme é uma informação real, assim como já era esperado pelos clientes.

Mas realmente existe essa taxação de 92%? O que de fato é verdade? Saiba já aqui no Guia do Ex-Negativado.

Taxação de 92% do AliExpress? O que a empresa diz?

Na suposta nota oficial que teria sido enviada aos clientes, é afirmado que para compras acima de 50 dólares, será cobrada uma taxa de 92% do total da encomenda.

No Twitter, alguns usuários têm compartilhado uma imagem que seria de um anúncio feito pela equipe do AliExpress no Brasil, por e-mail.

Apesar de a Alibaba, empresa asiática que é responsável por controlar o e-commerce AliExpress ao redor do mundo, não e posicionar publicamente para confirmar ou desmentir o tema, representantes da marca já haviam falado sobre as altas taxas no Brasil.

Ao site Valor Econômico, na semana passada, o diretor de políticas públicas para América Latina do Alibaba Group, Felipe Daud, diz que o Brasil é o único país em que o imposto de importação chega a 92%.

“Quando olhamos para o resto do mundo, a situação torna-se ainda mais curiosa. Poucos países cobram 60% de imposto de importação mais 17% de ICMS. Só no Brasil esse valor chega a 92%, e não 77%, já que o imposto de importação faz parte da base de cálculo do ICMS”.

E o que existe de verdade nesse momento na taxação AliExpress?

A iniciativa Remessa Conforme alterou regras de tributação para as empresas estrangeiras que a aderem.

No caso do AliExpress e da Shein, empresas que já aderiram ao programa, as regras a serem seguidas são as que já foram publicadas por meios oficiais do Governo Federal.

As compras abaixo de 50 dólares (R$ 247) não serão mais taxadas na Alfandega, porque seus tributos já entrarão pagos no Brasil.

Ou seja, não passará mais pela fiscalização para determinar uma possível taxa em Curitiba.

O que ocorrerá, no entanto, é a correção realizada pelo ICMS, que é de 17%, que será somado aos até 60% de imposto de importação, que é o que atualmente ocorre.

Nesse caso, entretanto, o imposto estadual (ICMS) não incide sobre o valor do produto, mas, sim, sobre o produto + a taxa do imposto federal de importação.

Como exemplo, uma encomenda de 100 dólares com 60% de imposto de importação acrescido dos 17% de ICMS, chegaria a custar 192 dólares. Ou seja, 92% de taxas.

Na prática, entretanto, ainda não se sabe como funcionará para o consumidor, pois as encomendas ainda não começaram a ser realizadas com base no novo programa.

Leia também:

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa