Os trabalhadores têm o direito de alterar a sistemática do saque do FGTS. Isso lhes dá maior poder sobre o benefício que lhes pertence, ainda que o saque dele se limite às previsões legais.
Ao alterar essa sistemática é possível passar do saque na rescisão do contrato de trabalho para o saque anual. Igualmente, é possível desfazer essa opção e voltar para o modo tradicional de resgate do Fundo de Garantia.
Veja no Guia do Ex-Negativado como funciona e quais são as consequências de cada opção. Desse modo, saiba como gerenciar seu Fundo de Garantia e escolha a melhor alternativa para você.
Quais são as opções ao alterar a sistemática do saque do FGTS
O trabalhador possui duas opções de sistemática do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. São elas:
- Saque-rescisão: permite o resgate de 100% do saldo do FGTS em caso de dispensa sem justa causa e de 80% em caso de acordo rescisório;
- Saque-aniversário: garante ao trabalhador o resgate de parte do saldo do Fundo de Garantia uma vez no ano, a partir do mês de seu aniversário. Contudo, impede o saque do FGTS (com exceção da multa rescisória) em caso de dispensa ou acordo.
Como alterar a sistemática do saque do FGTS? Passo a passo
Tanto é possível alterar a opção do saque-rescisão para o aniversário quanto o contrário. Todavia, é importante ressaltar que a volta à modalidade de rescisão não pode ocorrer a qualquer momento.
De acordo com as regras do saque-aniversário, somente é possível obter os efeitos de alterar a sistemática do saque do FGTS novamente para o rescisão após 25 meses da última mudança.
Portanto, quem se inscrever no saque-aniversário não volta imediatamente ao saque de rescisão. Isso somente é possível no 25° mês após a inscrição.
Seja como for, veja como fazer a alteração do sistema de saque do Fundo de Garantia:
- Acesse o aplicativo FGTS e faça login;
- Clique em “Saque-aniversário”;
Leia o contrato e assinale “Li e concordo com as condições do serviço” > “Continuar”; - Selecione “Alterar sistemática saque FGTS“, confirme a opção e conclua.
Caso se trate de uma alteração em favor do saque-aniversário, você também pode indicar, na aba “Saques”, uma conta bancária para recebê-lo por transferência.
O que é melhor? O saque-aniversário ou rescisão?
Essa é uma pergunta que não possui uma resposta só. Afinal, uma modalidade pode ser melhor para alguns trabalhadores e a outra para outros perfis.
O saque-rescisão é uma segurança em caso de dispensa. Portanto, caso você não possua uma reserva financeira, o melhor é se manter nele.
Por outro lado, é possível antecipar parcelas do saque-aniversário do FGTS para obter um valor maior de uma vez só.
Em alguns projetos isso pode ser um grande pontapé inicial.
Leia: Como adiantar o saque-aniversário? Antecipe parcelas a juros baixos
Desse modo, alterar a sistemática do saque do FGTS ou não é algo que dependerá do seu perfil e, também, dos seus costumes financeiros. Para acompanhar seu orçamento e conhecer ideias de investimentos e soluções financeiras, baixe e acesse o App do Guia.