Call us now:
Quem tem inscrição no Cadastro Único pode ter direito à antena digital gratuita do governo. Ela faz parte do programa Siga Antenado, da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e se volta à população de baixa renda.
O oferecimento destas antenas para a população tem relação com a chegada da internet 5G às grandes cidades brasileiras. A nova tecnologia teria poder de interferência no sinal das antenas de modelo antigo.
Veja no Guia do Ex-Negativado quem tem direito a receber uma antena nova e gratuita. Também, saiba como requerer a instalação e outros detalhes importantes.
Quem tem direito à antena digital gratuita do governo?
A mudança gratuita de antena de televisão se volta para pessoas que são beneficiárias de algum programa do Governo Federal e que, portanto, possuem inscrição no Cadastro Único.
Além disso, até o momento da troca se volta apenas às famílias que residem em cidades com mais de 500 mil habitantes. Por exemplo, para capitais e municípios de regiões metropolitanas.
Ainda, o direito à antena digital gratuita do governo é exclusivo para quem ainda usa uma parabólica tradicional, de Banda C. Portanto, quem tem antena digital não terá direito ao novo aparelho.
Por que a troca de antena é necessária?
Com a chegada da internet 5G nas grandes cidades, o sinal das parabólicas tende a ser afetado. Afinal, ela usará a mesma faixa do sinal analógico até então usado pela televisão aberta nas antenas tradicionais.
O que muda com a alteração da antena?
O governo distribuirá um kit com antena digital gratuita para a população de baixa renda. Com isso, não apenas as famílias não terão o acesso aos canais de televisão aberta afetado, como poderão acessar mais canais.
Segundo a Anatel, a migração de banda da antena televisiva permitirá o acesso a mais canais, com maior qualidade de som e de imagem. Desse modo, a distribuição condiz a uma grande vantagem à população.
Como solicitar a antena digital gratuita do governo?
Para isso, é necessário acessar o Siga Antenado, programa da Anatel desenvolvido especialmente para a distribuição das novas antenas digitais.
Basta acessar este link. Depois, digite o número do seu CPF ou NIS para conferir se você tem direito ao kit. Caso sim, preencha outros dados e agende uma data para que a instalação da nova antena digital gratuita do governo seja feita na sua casa.
Com o App do Guia você fica de olho nos seus direitos
Para conferir outros direitos trabalhistas e sociais, assim como dicas financeiras para mudar sua relação com o dinheiro, conte com o App do Guia. Com atualizações diárias e gratuito, ele é um grande aliado da população brasileira.