Aposentado tem direito ao Sesc? E o funcionário público? Tire suas dúvidas

28/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Afinal, quem tem direito a se credenciar no Sesc? Veja aqui se aposentado tem direito ao Sesc, bem como o funcionário público.

Publicidade

Aposentado tem direito ao Sesc e à credencial do Serviço Social do Comércio? E o funcionário público, pode fazê-la? Uma vez que o credenciamento dá acesso a uma série de serviços, ele é de grande interesse da população geral.

Todavia, também gera dúvidas justamente por pertencer ao órgão relacionado ao comércio de bens, serviços e turismos. Afinal, é possível que pessoas de outras áreas façam parte dele?

Todas essas perguntas são de extrema importância e, por isso, o Guia do Ex-Negativado reuniu as respostas delas. Continue a leitura e confira quem pode se credenciar e usar o clube de vantagens do Sesc.

Aposentado tem direito ao Sesc?

Sim, tem. Ele pode ter acesso ao credenciamento de duas maneiras: pela aposentadoria em uma empresa da área de comércio de bens, serviços e turismo ou, então, ao se credenciar junto ao público geral.

Credencial Plena para aposentado na área de comércio de bens, serviços e turismo

Neste caso, o aposentado tem direito ao Sesc de forma plena, sem a necessidade de pagamento de uma assinatura anual e sem limitações aos acessos do clube de vantagens.

Para se inscrever, quem recebe aposentadoria deve ir até uma das centrais de Relacionamento com o Cliente, nas unidades do Sesc ou do Senac.

Ao fazê-lo, deve apresentar: documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço, carteira de trabalho, carta de concessão do INSS e espelho bancário.

Credencial de atividades do Sesc é de direito do aposentado

Por outro lado, o aposentado que obteve a aposentadoria por trabalho em outras áreas que não a do comércio também pode se credenciar no Sesc.

Neste caso, ele terá direito à Credencial de Atividades.

A diferença em relação ao credenciamento anterior é que, aqui, o uso se limita ao estado de emissão.

Além disso, nesta hipótese o aposentado que tem direito ao Sesc também deverá pagar uma taxa anual para manter o credenciamento. Ela é de R$ 60 anuais.

A inscrição é feita, também, no centro de Relacionamento com o Cliente.

Aqui, basta apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de endereço e pagar pela inscrição.

E funcionário público? Tem direito à carteira do Sesc?

Ele pode ter, mas fica restrito à inscrição geral.

Isto é, à Credencial de Atividades, que requer pagamento de taxas e limita o acesso aos serviços no estado de inscrição.

Leia: Lançado cartão do INSS com clube de vantagens para aposentados, pensionistas e outros

Fique por dentro dos serviços e direitos disponíveis para você! Para isso baixe gratuitamente o App do Guia e acompanhe notícias e dicas sobre benefícios, oportunidade de renda e muito mais.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça