,

Salário-maternidade aprovado: como receber? As informações para ter acesso ao benefício

28/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba como receber o salário-maternidade aprovado e fique por dentro de qual valor e quantas parcelas você irá receber!

Publicidade

Como receber o salário-maternidade aprovado? Após sua aprovação, o benefício fica disponível em alguns dias para o saque. Ele pode ser de 4 a 6 parcelas, a depender do caso.

Todavia, é comum que esse benefício do INSS gere dúvidas em relação ao saque. Afinal, como resgatar os valores após sua liberação? O Guia do Ex-Negativado responde para você, continue lendo e confira!

Como receber o salário-maternidade aprovado?

Isso depende da situação da solicitante. Isto é, se ela possui um vínculo de emprego ativo ou, então, se receberá o benefício na condição de desempregada segurada do INSS.

Salário-maternidade para quem está empregada

Neste caso quem paga o benefício à trabalhadora é o próprio empregador, que depois recebe um ressarcimento do INSS. Portanto, aqui o resgate dos valores é mais simples.

A trabalhadora vai receber o salário-maternidade aprovado – solicitado pelo empregador, e não por ela – na conta corrente ou salário em que normalmente recebe sua remuneração.

Salário-maternidade para desempregada

Por outro lado, caso o benefício seja pago à mulher desempregada que ainda mantém a condição de segurada do INSS, ela mesma deverá tanto solicitá-lo quanto providenciar o saque.

Ele fica disponível após o recebimento da Carta de Concessão do INSS. No documento estarão informações da data de concessão, valor e local de saque (instituição bancária e agência).

Desse modo, ao verificar no extrato do Meu INSS que está disponível o salário-maternidade aprovado, para receber é necessário ir até a agência indicada na Carta de Concessão com um documento de identificação e o de liberação do benefício.

Como saber o valor e quantos meses de salário-maternidade vou receber?

Quem está empregada pode receber 4 a 6 meses de benefício. O primeiro caso corresponde à regra e o segundo é uma exceção que se aplica somente quando o empregador é adepto ao Empresa Cidadã.

Além disso, no caso de quem tem um emprego o valor do benefício de maternidade corresponde ao mesmo que o salário mensal, sem qualquer prejuízo à remuneração.

Já as desempregadas tem direito a receber apenas 4 parcelas do salário-maternidade aprovado. Atualmente as parcelas correspondem ao valor de um salário-mínimo (R$ 1.320).

Saiba mais: Proteção para mães e bebês: auxílio maternidade para mães desempregadas é possível

Acompanhe o App do Guia para conhecer os direitos trabalhistas e previdenciários que você tem! O aplicativo é gratuito e repleto de informações relevantes para a sua vida.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça