Quantos membros da família podem receber o Auxílio Brasil? Assunto ainda gera dúvidas

28/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Descubra quantos membros da família podem receber o Auxílio Brasil e como funciona a concepção de grupo familiar do programa.

Publicidade

Quantos membros da família podem receber o Auxílio Brasil? De acordo com as regras do Bolsa Família, cada grupo familiar tem direito a receber uma cota do programa social.

Mas o que acontece quando a família não reside conjuntamente? Isso impede que haja o pagamento de mais de um benefício, cada um para um lar? Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e fique por dentro!

Quantos membros da família podem receber o Auxílio Brasil?

A princípio, somente um membro da família o recebe e representa, assim, todo o grupo familiar. Ele é o representante familiar, considerado assim para a unidade residencial.

Isto é, no Bolsa Família o conceito de grupo familiar corresponde às pessoas que residem conjuntamente e não necessariamente quem compartilha o mesmo sobrenome.

Desse modo, mesmo famílias diferentes e sem laços sanguíneos não podem requerer mais de um benefício para o mesmo endereço. Portanto, somente um membro da família pode receber o Auxílio Brasil.

Famílias que moram em lares distintos podem receber, cada uma, Bolsa Família

Como dito acima, o conceito do Bolsa Família/Auxílio Brasil para família se refere a quem reside no mesmo lar, e não à existência de laços sanguíneos.

Portanto, quando uma família não reside conjuntamente, é possível que mais de um membro dela receba o Auxílio Brasil.

Esse é o caso, por exemplo, de quando a mãe recebe uma cota do programa e o filho, que reside em outro lar e possui sua própria família, recebe outra.

Desse modo, o impedimento de acúmulo de cotas do programa de redistribuição de renda ocorre tão somente em relação a pessoas que residem no mesmo endereço.

Pagamentos de junho do Bolsa Família já estão por se encerrar

Os pagamentos do Auxílio Brasil para os membros de famílias que recebem benefícios já estão em curso neste mês. Eles começaram no dia 19 e irão até o dia 30 deste mês.

Aliás, eles trazem uma novidade, pois entrou em vigor o Benefício Variável Familiar.

Com isso, é possível receber R$ 50 adicionais para cada criança ou adolescente com idade entre 7 e 17 anos e para cada gestante que fizer parte da família.

Saiba mais: Novo calendário do Bolsa Família 2023 já está disponível e tem novos valores

Fique por dentro de tudo o que acontece em relação ao Bolsa Família. Baixe agora mesmo o App do Guia, aplicativo gratuito que traz informações sobre programas sociais, direitos, benefícios, empregos, oportunidades de renda, finanças e mais!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça