Call us now:
A carteirinha do Sesc dá acesso a inúmeros serviços e atividades em todo o país. O Serviço Social do Comércio engloba diferentes benefícios, que vão desde alimentação até lazer e cuidados pessoais.
Por isso, credenciar-se é uma maneira de ter acesso a programas para toda a família, especialmente porque é possível adicionar seus membros enquanto dependentes.
Para saber como obter a credencial, o valor dela, quem pode fazê-la e ao que ela dá acesso, continue a leitura. O Guia do Ex-Negativado reuniu as principais dúvidas sobre o tema e as respectivas respostas.
Como fazer a carteirinha do Sesc?
O procedimento de emissão é bastante simples. Basta reunir alguns documentos, como veremos abaixo, e ir até a unidade do Sesc mais próxima de você.
Algumas unidades exigem agendamento prévio do atendimento. Por isso, entre em contato com aquela em que deseja se credenciar e verifique se ela possui esta exigência ou não.
Tem como fazer a carteirinha do Sesc pela internet?
Em algumas unidades do Sesc, sim. Aliás, também é possível emitir a carteirinha digital de maneira gratuita.
Para saber se o Sesc do seu estado permite o credenciamento online, entre em contato com a unidades mais próxima e tire suas dúvidas sobre o procedimento.
Documentos para se credenciar no Sesc
Para obter a carteirinha do Sesc será necessário apresentar uma série de documentos pessoais. Dentre eles estão CPF, identidade com foto e comprovante de endereço.
Além disso, caso se trate de trabalhador do comércio, o cidadão também deverá apresentar sua CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) para comprovar o vínculo de emprego.
Perdi o emprego, posso acessar o Sesc?
Sim, pode, e não precisa pagar nada por isso dentro de 24 meses após seu credenciamento. Este é o tempo de validade de cada credencial, independentemente da manutenção do vínculo de emprego com o comércio neste período.
Quem não trabalha no comércio pode fazer a carteirinha do Sesc?
Sim, pode. Porém, neste caso será necessário pagar pela credencial, coisa que não acontece em relação aos trabalhadores do comércio de bens, serviço e turismo.
Por quanto tempo posso usar a carteirinha do Sesc?
O credenciamento tem validade de 24 meses. Depois deste período é possível renová-lo com a emissão de uma nova carteirinha que, por sua vez, terá 2 anos de validade.
Posso usar a credencial do Sesc em qualquer lugar?
Depende. Trabalhadores do comércio, serviço e turismo podem utilizar suas credenciais em qualquer lugar do país, independentemente do local de emissão.
Por outro lado, quando os credenciados fazem parte do público em geral, o uso da carteirinha do Sesc será exclusivo para o estado em que ela foi obtida.
Quanto custa se credenciar no Sesc?
Trabalhadores do comércio de bens, serviço e turismo não precisam pagar para obter a carteirinha do Sesc. Por outro lado, o público geral paga uma taxa para se credenciar.
Essa taxa pode variar de acordo com a localidade. Por exemplo, no Paraná ela é de R$ 10, mas em outras unidades é de R$ 60.
Qual é o valor da mensalidade do Sesc?
Uma vez emitida a carteirinha do Sesc, não há necessidade de pagamentos mensais para mantê-la. Portanto, no caso do público em geral, há um único pagamento no momento do credenciamento.
Todavia, quem utilizar os serviços que possuem mensalidade – tais como academia de ginástica – deverá fazer os pagamentos mensais para manter seu acesso a eles.
Quem tem carteirinha do Sesc tem direito a quê?
As unidades do Sesc contam com uma série de serviços e atividades que ficam disponíveis para seus sócios. Dentre elas estão:
- Academia;
- Atividades esportivas;
- Bibliotecas;
- Clube do lazer;
- Colônia de férias;
- Cursos;
- Hotel ecológico e pacotes de viagens;
- Piscinas;
- Restaurantes e lanchonetes;
- Shows e peças de teatro;
- Tratamentos odontológicos e estéticos.
Enquanto alguns desses serviços ficam disponíveis gratuitamente para quem é sócio do Sesc, outros exigem o pagamento de taxas.
Todavia, elas são menores do que aquelas geralmente aplicáveis em outros locais por estes serviços.
- Low cost: o que é? Entenda os serviços da nova companhia área que chega ao Brasil
- Saiba como usar milhas para viajar (gaste menos e vá ao destino sonhado)
Quem não é sócio pode entrar no Sesc?
Sim, pode! A carteirinha do Sesc serve para dar acesso a uma série de serviços gratuitos ou em valores mais baixos. Contudo, mesmo quem não tem a credencial pode entrar nos espaços reservados a ele.
O que pode ocorrer, por exemplo, é o impedimento ao acesso a algumas atividades, como academia ou aulas. Todavia, o espaço, em si, é de livre circulação.
Inclusive, a maioria das unidades do Sesc conta com lanchonetes e restaurantes que também ficam disponíveis para o público em geral, sócio ou não.
Quantos dependentes pode colocar no Sesc?
A princípio não há limite quanto ao número de dependentes para quem é associado ao Sesc. Assim, torna-se possível adicionar uma série de familiares.
Quem pode ser dependente no Sesc?
Podem ser dependentes de trabalhador do comércio ou pessoa que se associe à parte do Sesc as seguintes pessoas:
- Cônjuges;
- Viúvos de trabalhadores que foram credenciados ao Sesc;
- Filhos, irmãos, netos e enteados com idade até 21 anos (ou 24, caso estudantes);
- Pais e avós.
Desse modo, basta que haja a solicitação da emissão da carteirinha do Sesc em dependência à associação de outra pessoa.