Call us now:
A atualização do Bolsa Família 2023 iniciou no mês de dezembro e deve se estender até o final deste ano. Ela corresponde à revisão das famílias cadastradas e dos respectivos dados de cada uma delas. Com isso, o governo pretende reconhecer pagamentos indevidos e acabar com fraudes contra o programa.
Essa atualização, portanto, pode levar ao bloqueio do benefício. Isso ocorre em duas ocasiões: no não comparecimento ao evento para atualizar os dados e, também, quando o sistema indicar que os dados atualizados divergem dos requisitos do programa.
Portanto, é importante ficar de olho nessa atualização para não perder o benefício mensal. Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e tire suas dúvidas sobre ela e veja como continuar recebendo o Bolsa Família.
Quem deverá fazer a atualização do Bolsa Família em 2023?
Todas as famílias beneficiárias deverão passar pelo pente-fino do programa de redistribuição de renda e, assim, atualizar seus dados de cadastro. Portanto, se você recebe o auxílio, fique atento(a) às convocações para atualizações.
Embora a atualização dos dados, geralmente, deva ocorrer a cada 2 anos, em 2023 todo o programa está sob revisão. Dessa forma, mesmo quem atualizou as informações há menos de dois anos deverá atualizá-las mais uma vez neste ano.
Como saber quando devo fazer a atualização do Bolsa Família em 2023?
As atualizações serão feitas ao longo do ano de 2023. Todavia, você não precisa imediatamente ir até uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social. O CRAS está, progressivamente, convocando os beneficiários do Bolsa Família para o procedimento.
Assim, basta aguardar contato do CRAS. Então, o representante familiar deve ir até uma unidade de atendimento (preferencialmente com comprovantes de renda e de endereço) e fazer a atualização. Durante a averiguação, o pagamento do benefício continua.
O que acontece se o beneficiário não comparecer ao CRAS para atualizar os dados do Bolsa Família?
Neste caso, a família terá o pagamento do benefício suspenso. Essa suspensão permanece por até 2 meses ou até que o representante familiar compareça ao CRAS e atualize as informações do Cadastro Único.
Por outro lado, caso a atualização do Bolsa Família 2023 não ocorra em até 2 meses do prazo da convocação do CRAS, o grupo familiar será excluído do programa. Seu retorno, então, depende de uma nova inscrição no auxílio.
Como saber se o Bolsa Família foi bloqueado?
Para acompanhar o pagamento do benefício basta acessar o aplicativo Bolsa Família. Também é possível obter informações pelo app Caixa Tem, por onde as liberações mensais são feitas.
Leia: Como sacar dinheiro depositado no Caixa Tem: Bolsa Família, seguro-desemprego, PIS e mais
Outro aplicativo que é útil para quem quer saber mais sobre a atualização do Bolsa Família 2023 e outros benefícios sociais e trabalhistas é o App do Guia. Nele você encontra informações completas sobre seus direitos e, também, dicas e oportunidades financeiras. Baixe, acesse e confira!