Call us now:
O atestado para o período da tarde vale até que horas? Essa é uma dúvida comum entre trabalhadores que precisam se ausentar do serviço por motivos de consultas ou procedimentos médicos.
Afinal, o atestado abona a falta. Porém, somente para o período indicado no documento. No restante, não há abono, de modo que a não prestação de serviços pode levar aos descontos e até advertência.
Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e veja como funciona. Assim, evite prejuízos no salário e como é o afastamento do trabalho com atestado médico.
O atestado para o período da tarde vale até que horas?
Isso depende do caso. Afinal, existem diferentes tipos de jornadas de trabalho que, por sua vez, se distribuem por diferentes escalas.
Além disso, cabe ressaltar que é incomum que se limite o atestado para o período da tarde (ou manhã), sem indicar o número de horas.
Geralmente ele se apresenta das seguintes maneiras:
- Atestado médico, com indicação da necessidade de afastamento das atividades laborais por 1 ou mais dias. Caso seja apenas de um dia, ele será suficiente para o dia do procedimento/consulta. Ele é comum em caso de atendimento emergencial. Ou, então, de consulta que inicie um tratamento que requeira repouso/afastamento das atividades laborais;
- Atestado de comparecimento, quando há indicação de ocorreu o atendimento médico em dia e horário específico. Normalmente utilizado em consultas ou exames. Ele abona o tempo referente ao atendimento.
O que fazer ao receber um atestado parcial?
Caso o atestado seja para um período do dia, peça ao médico que especifique no atestado de meio período o número de horas.
Também, considere sua jornada. Se ela for de 8 horas, você terá direito a 4 horas de afastamento.
Portanto, caso tenha trabalhado pela manhã, não precisará retornar à tarde.
Por outro lado, se a sua jornada for pela parte da tarde e da noite, o atestado se aplica às 4 horas vespertinas e somente no período em que o atendimento médico ocorreu.
Confira também: Quem doa sangue tem direito à folga? Se sim, quantas faltas são permitidas? Tire dúvidas
No App do Guia você conhece seus direitos, encontra dicas financeiras, oportunidade de renda e muito mais. Baixe agora, é gratuito!