,

Atualizei meu Cadastro Único, mas não aparece: as recomendações sobre o que fazer

18/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Atualizei meu Cadastro Único, mas não aparece! Saiba o que fazer nesta situação e como funciona a atualização do CadÚnico.

Publicidade

Atualizei meu Cadastro Único, mas não aparece no sistema; o que aconteceu e o que fazer?

Essas são dúvidas comuns entre os cidadãos que são beneficiários de programas assistenciais. Afinal, manter os dados do CadÚnico atualizados é requisito para continuar recebendo benefícios.

Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e veja como funciona a atualização e qual é o prazo para que ela conste no sistema. Assim, saiba o que fazer na situação em que as informações não aparecem nele.

Atualizei meu Cadastro Único, mas não aparece no sistema; O que aconteceu?

Isso decorre, provavelmente, do processamento das novas informações pelo Cadastro Único. Portanto, não tem qualquer relação com a recusa ou a perda dos novos dados.

O que fazer se atualização do Cadastro Único não aparece no sistema?

Neste caso, o correto mesmo é aguardar alguns dias. É comum que a atualização dos dados ocorra uma vez ao mês, na última semana mensal, o que pode justificar o atraso na disposição das novas informações.

Além disso, você pode contatar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade ou o Ministério da Cidadania (121) para tirar suas dúvidas e entender o que aconteceu.

Dessa forma, pode obter orientações diretamente com o atendimento especializado.

Atualização no sistema não é suficiente para alterar dados do Cadastro Único

Embora o CadÚnico possua canais digitais, tal qual seu aplicativo, não é possível atualizar e mudar informações de cadastro por meio deles.

Isto é, quando a atualização requerer a mudança de dados, isso deverá ocorrer presencialmente, no CRAS.

Somente é válido atualizá-los digitalmente quando isso ocorrer por confirmação.

Em outras palavras, a atualização do Cadastro Único no sistema online somente ocorre quando não houver mudança nas informações, apenas reafirmação de que elas estão corretas.

Meu benefício foi suspenso por desatualização do CadÚnico; Quando informações entram no sistema?

Quem teve o benefício suspenso em razão da ausência de atualização de informações do Cadastro Único ou por incongruência entre os dados de inscrição pode esperar até 60 dias após atualizá-lo para ver isso fazer efeito.

Isso decorre da necessidade de conferência das informações e da avaliação se os novos dados permitem à família ou indivíduo ter acesso aos auxílios assistenciais.

Por exemplo, em caso de suspensão do Bolsa Família, o pagamento do benefício tende a voltar em 45 a 60 dias após a atualização do Cadastro Único, caso tudo esteja certo.

Leia também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa