,

Auxílio-aluguel para vítimas de violência doméstica é aprovado no Senado

17/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Nesta última quarta (16) o Senado Federal aprovou a criação do auxílio aluguel para vítimas de violência doméstica. Saiba mais!

Publicidade

O auxílio-aluguel para vítimas de violência doméstica recebeu ontem, 16 de agosto, aprovação na votação no plenário do Senado Federal. Com isso, o projeto segue para sua última fase e aguarda a sanção presidencial. Caso haja sua aprovação, ele poderá ajudar milhões de mulheres em situação de violência doméstica.

Conheça os detalhes do projeto e quem poderá se beneficiar dele. O Guia do Ex-Negativado reuniu tudo o que você precisa saber sobre ele, confira.

O que é o auxílio-aluguel para vítimas de violência doméstica?

Este é um benefício que decorre do projeto de lei 4875/2020, de autoria da deputada federal Marina dos Santos.

Ele se voltará às mulheres vítimas de violência doméstica nas situações em que é necessário o afastamento delas de seus lares.

O projeto que o cria é particularmente especial por considerar que um dos tipos de violência é justamente a patrimonial.

Além disso, pelo fato de reconhecer que muitas mulheres permanecem em situação de violência por não possuírem condições financeiras para manter independência.

Portanto, o auxílio-aluguel para vítimas de violência doméstica se presta a permitir que essas mulheres possam deixar seus lares e se manter seguras em outros locais.

Como funcionará a ajuda moradia para mulheres vítimas de violência?

A alteração na Lei Maria da Penha (11.340/2006), que cria o auxílio aluguel para vítimas de violência doméstica, não acompanha um valor fixo.

De acordo com o projeto, que agora vai à sanção presidencial, o juiz será o responsável por determinar, em cada caso, o valor necessário para que a vítima possa se manter em um local seguro.

Para isso, considerará a situação de vulnerabilidade econômica particular de cada vítima.

Assim, não há um valor mínimo ou máximo para o auxílio.

Além disso, o auxílio-aluguel para vítimas de violência doméstica não poderá ter duração superior a 6 meses.

Os recursos para mantê-lo decorrerão daqueles que se destinam à assistência social.

PL que cria benefício de aluguel para vítimas de violência doméstica aguarda sanção presidencial

Uma vez que recebeu aprovação em votação no plenário do Senado Federal, o projeto de lei que cria o benefício depende, ainda, apenas da sanção presidencial.

Desse modo, uma vez que haja a aprovação do benefício pelo presidente da República, com sua assinatura, será possível requerê-lo perante a Justiça.

Leia também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido?