Auxílio Estudantil do governo vai ser pago? Lula se pronunciou sobre o assunto

Auxílio Estudantil do governo – Está mais uma vez em evidência o tema “Auxílio Estudantil”, voltado para estudantes do ensino médio, após uma nova fala feita pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante sua live semanal nesta última terça-feira, 21 de novembro.

Durante o programa “Conversa com o Presidente”, que conta semanalmente com a presença de ministros, Lula falou abertamente sobre aspectos que se referem justamente à evasão escolar e a dificuldade de conseguir emprego por parte de quem não completa os estudos de maneira adequada.

Assim sendo, a busca por mais informações sobre o Auxílio Estudantil do governo 2023 rapidamente aumentou nas redes sociais e, principalmente, nos buscadores como é o caso do Google. Confira o que foi dito pelo presidente da República.

Auxílio Estudantil do governo 2023 é verdade? Lula se pronunciou publicamente

A resposta é sim. O Auxílio Estudantil do governo já está anunciado desde o mês de setembro, há dois meses, restando os últimos ajustes para que sejam oficializados também os valores que, por sua vez, serão pagos através do programa.

Nesta última terça-feira, Lula confirmou que o projeto segue vivo e terá seu anúncio definitivo na próxima semana – que será a última do mês de novembro.

Nós vamos anunciar na próxima semana e nós vamos tentar trabalhar para gerar emprego”, disse o presidente sobre o Auxílio Estudantil do governo.

Com os dados alarmantes sobre o abandono da escola por estudantes do ensino médio, Lula entende ser necessário uma ação do governo para conseguir manter o jovem nas salas de aula.

Esse é um problema que nós temos que resolver, porque essa juventude tem que trabalhar. Você imagina, o cara não trabalha, desiste de estudar e tem um celular na mão, o celular passa a ser uma bomba atômica, porque esse cara tá com raiva de todo mundo. Esse cara não acredita em ninguém, ele tá perdendo a esperança, coisa que nenhum ser humano pode”.

Como vai funcionar o Auxílio Estudantil do governo? Já tem valor definido?

O programa de auxílio a estudantes do ensino médio vai funcionar como uma espécie de poupança, com uma quantia que será guardada e repassada aos jovens no momento em que terminarem seus estudos.

É uma tentativa de reduzir o número de abandonos no ensino médio, tendo em vista que o valor só será repassado para quem for aprovado e finalizar devidamente o ensino médio em uma escola pública.

Além disso, é necessário que o estudante faça parte de uma família considerada como de baixa renda ou inscrita no Cadastro Único, com prioridade àqueles que estão cadastrados no Bolsa Família.

A proposta segue uma ideia que havia sido lançada por Simone Tebet (MDB) durante sua campanha para a presidência da República em 2022. Hoje, como ministra do Planejamento, Tebet entende ser possível colocar em prática o projeto.

No entanto, o valor da poupança do Auxílio Estudantil do governo ainda não foi divulgado. O anúncio ocorrerá na próxima semana.

Deixe um comentário