Bolsa Auxílio para estudantes do ensino médio 2023 – Foi anunciado de forma oficial por representantes do Governo do presidente da República, Lula (PT), a criação de um benefício voltado para estudantes do ensino médio.
O tema já foi tratado de forma oficial por diferentes ministérios e já levanta expectativa por parte dos estudantes e das famílias. Saiba mais detalhes aqui no Guia do Ex-Negativado.
Como será o Bolsa Auxílio para estudantes do ensino médio?
O anúncio foi feito inicialmente pelo ministro da Educação, Camilo Santana, que garantiu uma bolsa mensal e uma poupança para manter alunos na escola até a formatura do ensino médio.
“A ideia é dar um auxílio para esse jovem, que será mensal e um auxílio que será uma poupança para que ele possa receber ao final da conclusão do Ensino Médio por ano. Então, esse é o desenho, estamos finalizando para saber qual será o público-alvo, qual será o valor dentro das condições orçamentárias. É programa que será em breve encaminhado”.
Já a ministra do Planejamento, Simone Tebet, confirmou que existem recursos disponíveis no caixa da União para bancar um novo programa de auxílio voltado para estudantes do ensino médio.
Vale lembrar que a própria Tebet havia prometido em campanha que, caso fosse eleita Presidente da República, tinha como projeto oferecer uma poupança no valor de R$ 5 mil para cada aluno formado no ensino médio em escolas públicas.
Contudo, a definição do valor neste caso não passa apenas pela ministra.
Qual será o valor da bolsa?
Ainda não há um valor decidido, pois o programa está em fase de definições internas antes de um projeto ser publicado e enviado para o Congresso.
Quem receberá o Bolsa Auxílio para estudantes do ensino médio?
O auxílio ainda não tem um público-alvo totalmente definido, mas o ministro da Educação já adiantou que utilizará o Cadastro Único.
Ou seja, será voltado para estudantes que fazem parte de famílias com acesso a benefícios sociais, tais como Bolsa Família e Tarifa Social de Energia Elétrica;
“Estamos finalizando para saber qual será o público-alvo, qual será o valor dentro das condições orçamentárias, (…) dentro das possibilidades de recurso orçamentário que existem, tanto no MEC quanto no MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), porque vamos utilizar CadÚnico, Bolsa Família integrando com o censo escolar do Inep“, assegurou.
Como o processo está em fase de finalização para ser enviado ao Congresso Nacional, ainda existe, sim, a expectativa de pagamento nos últimos meses do ano de 2023.
Contudo, não foi estimada uma data para o início do programa.
Saiba também: