Auxílio maternidade para desempregada há mais de 2 anos é possível; Saiba quando

03/09/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Você sabia que existe auxílio maternidade para desempregada há mais de 2 anos? Confira condições e quem pode solicitar benefício.

Publicidade

Em alguns casos, mesmo quem está desempregada há mais de 2 anos tem direito ao auxílio maternidade. Isso dependerá de uma série de coisas, que incluem tanto o tempo de recolhimento da trabalhadora ao INSS quanto os motivos de seu desemprego.

Entenda no Guia do Ex-Negativado como isso funciona. Saiba os requisitos e quem pode receber o benefício de maternidade mesmo após 24 meses de desemprego.

Quando a desempregada há mais de 2 anos tem direito ao auxílio maternidade?

Quando apesar do desemprego a trabalhadora continuar fazendo contribuições ao INSS. Ou, então, quando ela ainda estiver no período de graça.

Primeiramente, o período de graça depende do tempo pelo qual os trabalhadores continuam filiados ao INSS, mesmo que sem a realização de contribuições.

Além disso, ele pode variar de acordo com o desemprego e o que o justifica. Veja como funciona!

Período de graça de acordo com o tempo de contribuição ao INSS

Em primeiro lugar,  o tempo do período de graça dependerá do número de recolhimentos previdenciários feitos antes da suspensão dos pagamentos ao INSS. Veja como fica:

  • Até 120 contribuições (10 anos): 12 meses de período de graça;
  • Mais de 120 contribuições: 24 meses de graça.

Portanto, diante do recolhimento à Previdência por mais de 10 anos, a desempregada tem direito ao auxílio maternidade por 2 anos após a suspensão dos pagamentos ao INSS.

Período de graça

Ainda, é possível aumentar esse período de gratuidade de acesso aos benefícios do INSS, tanto para o de maternidade quanto para os outros, como o de incapacidade temporária.

Isso ocorre quando a trabalhadora se encontra em situação de desemprego involuntariamente. Ou seja, contra a sua vontade.

É por isso que em algumas situações quem está desempregada há mais de 2 anos pode receber auxílio maternidade. Contudo, a trabalhadora deverá acumular:

  • 120 ou mais contribuições ao INSS antes da suspensão dos recolhimentos;
  • Desemprego involuntário.

Como comprovar o desemprego involuntário para o INSS para ter direito ao auxílio maternidade, após 2 anos desempregada?

Para aumentar o período de graça do INSS em razão de desemprego, trabalhadora deve comprovar que o desemprego é involuntário.

Isso é possível, por exemplo, ao indicar a falta de anotação de vínculos na carteira de trabalho apesar da candidatura em vagas e envios de currículos.

Portanto, quem está desempregada há mais de 2 anos e deseja receber o auxílio maternidade deve ter à disposição documentos, tais como:

  • Comprovantes de cadastro em bancos de vagas de empreg0;
  • Cópia da CTPS;
  • Cópias de e-mails com o envio de currículos;
  • Cadastro no banco de vagas de emprego do Ministério do Trabalho.

Leia mais:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça