Problemas com os serviços prestados pelo seu banco? Com o Bacen reclamações você pode registrá-los diante do Banco Central (BC), para buscar uma solução.
O serviço é disponibilizado pelo BC e é 100% gratuito, além de ser online.
Desse modo, sempre que houver algum tipo de problema em relação à prestação de serviços ou às cobranças, é possível registrá-lo.
A partir disso, então, o Bacen intermedia a resolução da situação entre o consumidor e a instituição financeira.
O processo é simples e rápido. Por isso, você pode usá-lo sem perder tempo e, assim, buscar o cumprimento dos seus direitos. Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e veja o passo a passo de como utilizar esse serviço.
Bacen reclamações: passo a passo para registrar reclamação contra o seu banco
Problemas com serviços e cobranças bancárias são mais comuns do que imaginamos.
Por isso, o canal de reclamações do Banco Central é de grande importância para a população, que encontra ali uma forma de buscar resoluções.
Confira o passo a passo de como usá-lo!
1 – Acesse o site do Banco Central
Primeiramente, para fazer reclamações no Bacen, acesse o site do Banco Central diretamente na página de atendimento (Fale Conosco). Para isso, clique neste link.
Logo depois, clique em “Reclamação contra instituição financeira”.
2 – Login para registrar reclamações no Banco Central
Aguarde o redirecionamento de página e leia as instruções que aparecerão em tela.
Então, clique em “Registrar reclamação”, no lado direito da tela, em azul.
Haverá um novo redirecionamento. Neste momento, será necessário fazer um login para registrar suas reclamações no Bacen. Escolha entre usar a conta Gov.br, Sisbacen ou Registrato.
3 – Registre as reclamações Bacen
Logo após fazer o login, indique qual é a demanda (“Reclamação contra instituição financeira”) e se ela será registrada em seu nome ou em nome da sua empresa, de acordo com quem é a vítima do problema.
Clique em “Entrar” e preencha os campos em tela para registrar as reclamações ao Banco Central.
Você deverá indicar o nome ou CNPJ da instituição financeira, bem como fazer um breve resumo do ocorrido.
4 – Conclua a reclamação e a encaminhe
Por fim, na última tela você deverá indicar um endereço de e-mail válido e encaminhar a solicitação, clicando em “Finalizar”.
A partir de então, o banco terá 10 dias para apresentar resposta às reclamações Bacen.
Aliás, você pode acompanhar o procedimento no mesmo site em que fez as reclamações ao Banco Central.
Basta clicar em “Acompanhar sua reclamação” neste link.
- Banco Central e valores a receber de falecidos: passo a passo para consultar
- Pix offline 2023? Banco Central promete novidades (transporte, pedágio e mais)
Quais tipos de reclamações posso registrar no Bacen?
O Banco Central aceita reclamações sobre diferentes questões.
Por exemplo, quanto à cobrança indevida, como no caso de serviços não contratados ou de taxas abusivas.
Igualmente, pela má prestação de serviços, quando o banco não cumpre com o que prometeu em contrato ou, então, com as regras do próprio BC.
Com isso, auxilie com as reclamações o Bacen a cumprir seu papel fiscalizatório sobre as instituições financeiras.
Quais instituições o Bacen fiscaliza?
São diversas as instituições sobre as quais é possível registrar reclamação no Bacen. Dentre elas estão:
- Administradoras de consórcio;
- Bancos;
- Caixas econômicas;
- Cooperativas de crédito;
- Corretoras e distribuidoras;
- Instituições de pagamento.
Outras formas de resolução de problemas com instituições financeiras
Além da reclamação no Bacen, o consumidor também tem uma série de outras formas de buscar solução dos problemas que possui com seu banco ou com outros tipos de instituições financeiras.
SAC
Antes mesmo de fazer a reclamação no Bacen você pode tentar resolver a situação diretamente com o seu banco. Para isso, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor.
Todos os bancos têm a obrigação de oferecer aos seus clientes o SAC gratuito (por número 0800) e disponível para atendimento por 24 horas por dia. Lembre-se de anotar o número do protocolo após a ligação.
O SAC tem o dever de apresentar uma resposta ao consumidor em até 5 dias após o registro do problema.
Além disso, é possível obter a gravação da ligação em até 90 dias depois da sua ocorrência.
Confira os números de atendimento dos principais bancos brasileiros:
- Banco do Brasil: 0800 729 5678;
- Caixa Econômica Federal: 0800 726 0101;
- C6: 0800 660 0066;
- Bradesco: 0800 70 4 8383;
- Inter: 0800 940 9999;
- Itaú: 0800 970 4828;
- Nubank: 0800 591 2117;
- Pan: 0800 776 8000;
- Santander: 0800 702 3535.
Ouvidoria
A ouvidoria também é uma opção à reclamação no Bacen. Assim como na alternativa anterior, ela é uma forma de tentativa de resolução diretamente com o banco.
Ao entrar em contato com ela, procure ter em mãos o número do protocolo de atendimento registrado anteriormente junto ao SAC do banco.
Procon
Um órgão que pode ser de grande ajuda nas tratativas com bancos e outras instituições financeiras é o Procon.
Presente em todos os estados, ele resguarda os direitos dos consumidores.
Em alguns estados é possível registrar a reclamação contra a empresa, privada ou pública, sem sair de casa, pela internet. Para saber se é o caso do local de sua moradia, acesse o site do Procon estadual.
Ação judicial
Ainda, outra possibilidade para quem possuir problemas com o banco que não foram resolvidos pela reclamação no Bacen (e que é uma alternativa a ela) é o ajuizamento de ação judicial.
Neste caso, o consumidor busca a Justiça para que ela analise o caso concreto e garanta os direitos existentes na relação.
Contudo, para isso existem gastos com custas judiciais e representação por advogado.
São duas opções. Uma delas é o ajuizamento perante um Juizados Especial Cível. Nele é possível buscar a Justiça sem o apoio de um advogado, mas apenas em causas de até 20 salários mínimos.
Além disso, mesmo com a atuação de um advogado de representação a ação perante o JEC tem limite de até 40 salários mínimos.
A outra opção é ajuizar a ação em uma Vara Cível. Neste caso, há obrigatoriedade de que exista um advogado que represente o consumidor e haja em nome dele no procedimento.
Em ambos os casos é possível solicitar que o banco haja de acordo com o contrato.
Ou, então, que haja o ressarcimento de cobranças indevidas ou o reconhecimento de quitação de uma dívida, por exemplo.
As possibilidades são inúmeras e variam de acordo com cada caso.
Além disso, muitas vezes são mais eficazes do que a reclamação no Bacen e podem gerar indenizações para o consumidor.
Por que não buscar o gerente do banco para resolver o problema?
Muitas vezes os consumidores tentam resolver os problemas com o banco, seus produtos e serviços diretamente com o gerente da agência da qual é cliente.
Contudo, isso costuma gerar mais dores de cabeça do que soluções. Isso ocorre justamente porque o gerente está atrelado àquela agência.
Ou seja, assim como os demais funcionários que ali trabalham, ele também possui metas a serem cumpridas.
Elas, por sua vez, costumeiramente são conflitantes com os seus direitos ou demandas.
Dessa maneira, a reclamação no Bacen, assim como o contato com o SAC, com a ouvidoria e o ajuizamento de ação judicial tendem a ter mais efeitos do que as tratativas com o gerente da agência.