É possível sacar multa rescisória com FGTS bloqueado? Veja quando é possível fazer o saque

13/09/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Sacar a multa rescisória com o FGTS bloqueado é possível, a depender da situação. Veja as hipóteses de bloqueio e quando ele permite o saque.

Publicidade

Posso sacar a multa rescisória com o FGTS bloqueado? Esta é uma pergunta comum de quem sofre dispensa sem justa causa ou faz acordo de rescisão e pretende resgatar o valor pago pelo empregador, mas se depara com um bloqueio.

A resposta, podemos antecipar, depende do motivo pelo qual o bloqueio foi feito. Portanto, é necessário analisar caso a caso para saber se é possível ou não resgatar o valor da multa.

O Guia do Ex-Negativado reuniu, abaixo, os principais motivos para o bloqueio do Fundo de Garantia e indicou, caso a caso, quando ele impede ou não o resgate da multa rescisória. Continue lendo e confira!

Quando é possível sacar a multa rescisória com o FGTS bloqueado? Veja casos e como funciona

Confira quais são os principais motivos de bloqueio do saldo do Fundo de Garantia e quando ele permite ou não o resgate da multa rescisória.

Adesão ao saque-aniversário

Quem se inscreveu no saque-aniversário fica com o saldo do Fundo de Garantia bloqueado para o saque-rescisão.

Em outras palavras, a modalidade impede o resgate do saldo do FGTS no caso de dispensa sem justa causa ou acordo de dispensa.

Todavia, esse bloqueio não atinge a multa rescisória. Isto é, mesmo quem aderiu ao saque-aniversário pode sacar a multa paga pelo empregador, mas somente ela.

Portanto, neste caso é possível sacar a multa rescisória com o FGTS bloqueado.

Uso do FGTS como garantia de empréstimo

Outra situação que leva ao bloqueio do saldo do Fundo de Garantia, é quando o trabalhador faz uso dele como garantia de um empréstimo.

Nesta hipótese, o valor correspondente ao crédito se resguarda para garantir a operação.

Somente é possível sacar a multa rescisória com o FGTS bloqueado, nesta hipótese, caso o valor do saldo da conta do Fundo de Garantia (sem contar com a multa) seja suficiente para garantir as parcelas restantes do empréstimo.

Em caso contrário, somente será possível sacar o valor caso o trabalhador antecipe o pagamento de parcelas. Afinal, com isso ele diminui sua dívida e o valor que precisa garantir ao banco credor.

Sacar a multa rescisória com o FGTS bloqueado por decisão judicial

Ainda, é possível que o bloqueio do saldo do FGTS ocorra em razão de decisão judicial por não pagamento de pensão alimentícia. Neste caso, a ação visa garantir a quitação desta dívida de alimentos.

Aqui somente é possível sacar a multa rescisória com o FGTS bloqueado caso haja a quitação desta dívida por outros modos.

Em outras palavras, o devedor da pensão deve pagar as parcelas de pensão em atraso.

Contudo, o desbloqueio dos valores não é automático. É necessário comprovar o pagamento das parcelas em atraso.

Logo depois, fazer requerimento no processo para que o juiz responsável reconheça a quitação e determine o desbloqueio.

Veja ainda:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça