Benefício cancelado Bolsa Família: quantos foram cortados? Posso voltar a receber?

Benefício cancelado Bolsa Família – Milhões de pessoas já tiveram seu cadastro no programa social do governo federal cortado em 2023, seja por motivos devidos ou até mesmo em casos de equívocos.

Passada mais uma rodada de pagamentos, o número de buscas por informações sobre o que fazer em caso de benefício cancelado no Bolsa Família volta a subir, e explicamos neste texto o que é possível ser feito caso passe por essa situação.

Por que o benefício do Bolsa Família é cancelado?

Desde o início do ano, o governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social vem realizando um chamado “pente fino” em cadastro considerados como irregulares.

Sendo assim, se você recebeu a notícia de que seu benefício do Bolsa Família foi cancelado, é importante entender as possíveis razões para isso e como proceder.

O cancelamento pode ocorrer por diversos motivos, sendo os mais comuns:

  • Falta de atualização cadastral

É necessário manter o cadastro do Bolsa Família atualizado. O não cumprimento dessa atualização pode levar ao cancelamento do benefício.

  • Renda familiar acima do permitido

O Bolsa Família é destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social, e a renda per capita é um dos critérios para a elegibilidade.

Se a renda familiar aumentou e ultrapassou os limites estabelecidos (R$ 218 por pessoa), o benefício pode ser cancelado.

Vale mencionar ainda que há possibilidade de ativar a cláusula de permanência caso a família suba sua renda para até metade de um salário mínimo, passando a receber a metade do valor do benefício.

  • Descumprimento de critérios

O programa exige que as famílias cumpram algumas condicionalidades, como a frequência escolar de crianças e adolescentes, acompanhamento de saúde, entre outras.

O não cumprimento dessas condicionalidades também pode resultar no cancelamento do benefício.

  • Inconsistências nos dados

Já um dos principais motivos de cancelamento é quando há inconsistências nos dados fornecidos no cadastro, podendo levar ao cancelamento. Por isso, é importante fornecer informações precisas e atualizadas.

Quantas pessoas já tiveram o benefício do Bolsa Família cancelado?

Entre janeiro e o mês de outubro, o governo Lula (PT) cancelou cerca de 2,9 milhões de pessoas que recebiam o valor mensal do Bolsa Família (ou Auxílio Brasil, em 2022).

Posso voltar a receber caso o benefício Bolsa Família seja cancelado?

Sim! O primeiro passo é consultar, no aplicativo do Bolsa Família, o motivo que levou ao cancelamento do seu cadastro.

Caso discorde da justificativa, será necessário comparecer ao CRAS para realizar uma atualização cadastral em sua inscrição do CadÚnico.

Assim, informando dados atualizados que podem reativar seu cadastro no Bolsa Família em uma futura análise do governo.

Vale mencionar que, mesmo que não faça a atualização, é possível voltar a receber quando o Ministério do Desenvolvimento analisar o cadastro como dentro dos critérios de elegibilidade para o programa.

Ou seja, sempre dependerá da análise feita pelo governo, o que acontece de forma mensal.

Saiba mais:

Deixe um comentário