Buscando o retorno para o saque-rescisão? Conheça as exigências

23/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Arrependeu-se da adesão ao saque-aniversário? Então veja quando e como fazer o retorno para o saque rescisão e tire suas dúvidas.

Publicidade

Com o retorno para saque rescisão o trabalhador volta a ter o direito de sacar o Fundo de Garantia em caso de dispensa sem justa causa.

Afinal, o saque no fim do contrato de trabalho e o saque-aniversário são incompatíveis. Desse modo, cabe ao cidadão escolher entre um e outro.

Todavia, a mudança de sistemática do FGTS não é totalmente livre, pois possui requisitos. Saiba quais são e quando ela pode ser feita, aqui no Guia do Ex-Negativado.

O que é preciso para fazer o retorno para o saque rescisão?

Para que isso seja possível é crucial que o trabalhador já esteja há 24 meses inscrito no saque-aniversário. Em caso contrário, a mudança de sistemática não operará efeitos.

Isto é, o tempo de permanência mínimo no saque-aniversário é de 2 anos. Apenas a partir do 25° mês de inscrição nele é que é possível deixá-lo de lado para voltar ao saque rescisão do FGTS.

Portanto, mesmo que você indique a intenção de fazer o retorno para o saque rescisão, isso somente se efetivará e surtirá efeitos a partir do 25° mês após a adesão à modalidade.

Voltei para o saque rescisão e fui demitido; posso sacar o FGTS?

Sim, mas apenas se:

  • Tiverem se passado 24 meses completos desde a adesão à modalidade;
  • A rescisão ocorrer após o retorno ao saque rescisão;
  • O fim do contrato se der por dispensa sem justa causa ou acordo rescisório.

Caso o trabalhador não preencha esses requisitos, não poderá sacar o saldo de Fundo de Garantia na rescisão. Terá acesso, porém, à multa rescisória.

Como fazer o retorno ao saque rescisão?

O retorno é feito dentro do portal ou do aplicativo FGTS. Basta acessá-lo e, após o login, clicar no banner do saque-aniversário, que estará na página inicial.

Então, aceite os termos e leia a mensagem que aparecerá em tela.

Por fim, clique na opção referente à mudança de sistemática do Fundo de Garantia.

Ao seguir esses passos, você estará iniciando o processo de retorno ao saque.

Certifique-se de entender todas as informações fornecidas e, se necessário, consulte recursos adicionais ou entre em contato com os canais de atendimento do FGTS para esclarecimentos extras.

Leia agora:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa