Cadastro unipessoal do Bolsa Família bloqueado pode voltar a receber; entenda como

Bolsa Família unipessoal bloqueado – Desde o começo do ano, o governo federal vem realizando averiguações com o intuito de suspender cadastros irregulares no Bolsa Família e vem atingindo milhões de pessoas.

Até este momento, já foram registrados mais de 1,5 milhão de bloqueios, conforme anunciado pelo próprio Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), sendo a maioria cadastros unipessoais que foram aprovados no segundo semestre de 2023.

Elas entraram no cadastro do Governo Federal no segundo semestre de 2022 informando que moram sozinhas e, agora, necessitam atualizar as informações para voltar a receber o benefício”, informa o MDS, em nota no site gov.br.

Mas como fazer para voltar a receber o benefício? E em quais situações posso ser aprovado novamente? Confira tudo aqui no Guia do Ex-Negativado.

Cadastro unipessoal do Bolsa Família bloqueado: por que o governo está fazendo esses bloqueios?

De acordo com o governo federal, muitos dos cadastros unipessoais do Bolsa Família não correspondem aos critérios estabelecidos no programa, já que são pessoas que supostamente moram sozinhas, sendo que o público-alvo é prioritariamente famílias que atendam aos requisitos de renda.

No entanto, é fundamental destacar que não é proibido um cidadão que mora sozinho solicitar o Bolsa Família, tanto que cadastros unipessoais ainda são aceitos, porém com mais rigor, levando em conta que o número de novos beneficiários que moram sozinhos diminuiu em 66%.

O ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, explica que o objetivo é de bloquear cadastros unipessoais de cidadãos que moram com a família, mas declararam morar sozinhos.

Como voltar a receber o benefício após ter o cadastro unipessoal do Bolsa Família bloqueado?

Como explicado antes, nesse caso é necessário realizar uma atualização cadastral e comprovar que, de fato, preenche os critérios de renda (até R$ 218 por mês) e que mora sozinho.

“Caso a pessoa preencha os requisitos do Bolsa Família e comprove que mora sozinha, o benefício volta a ser pago, incluindo as parcelas bloqueadas. Portanto, o cidadão comprova as informações, volta à folha de pagamento normal do programa e recebe as parcelas referentes aos meses em que ficou sem o pagamento”, diz o ministro do MDS.

O prazo para atualizar informações e voltar a receber o benefício é de 60 dias contando o momento do bloqueio do cadastro.

A atualização deve ser feita de forma presencial, em um CRAS (pode ser o mesmo onde seu Cadastro Único foi feito).

Leia mais: Lula vai cortar o Bolsa Família por dois meses? Saiba agora a verdade sobre o assunto

App grátis para anotar seus gastos financeiros e ter dicas de renda extra

O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de renda extra e ficar por dentro de direitos e benefícios que possui. 

Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!

Deixe um comentário