,

Calendário desbloqueio do Bolsa Família unipessoal: saiba como funciona e onde fazer

05/10/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Calendário desbloqueio do Bolsa Família unipessoal: saiba como funciona e onde fazer para evitar a suspensão do cadastro.

Publicidade

Desbloqueio do Bolsa Família unipessoal – Desde o início de 2023, o governo federal tem feito varreduras nos registros de beneficiários do Bolsa Família, com a afirmação de que o objetivo é retirar da lista cidadãos que não possuem direito ao benefício social.

Por que cadastros unipessoais estão sendo bloqueados?

Nesse caso, os cadastros mais afetados foram os unipessoais. Isto é, de pessoas que se inscreveram no CadÚnico afirmando morar sozinho e com dificuldades de conseguir seu próprio sustento ao longo do mês.

Para esse grupo, o Bolsa Família continua sendo uma possibilidade real, mas diversas averiguações, suspensões e até cancelamento vêm sendo feitos desde então – especialmente quando é descoberto que o responsável pelo cadastro não mora só.

Mas não é o fim dos cadastros unipessoais. Também existe a possibilidade de desbloquear e regularizar a situação da sua inscrição e não perder o benefício. Saiba aqui no Guia do Ex-Negativado.

Calendário de desbloqueio do Bolsa Família unipessoal (2023)

De acordo com Instrução Normativa nº 28, de 27 de abril, divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, estão sendo feitas ações para a qualificação cadastral do programa Bolsa Família.

E nesse caso, milhares de pessoas estão sendo convocadas para atualizar o cadastro no CadÚnico após ter sido identificado alguma irregularidade que tenha gerado a suspensão temporária.

Os cadastrados como beneficiários unipessoais têm a inscrição bloqueada por três meses antes da suspensão total. Mas, nesse período, é possível desbloquear para voltar a receber.

O calendário divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social continua valendo até o fim do ano dessa forma:

  • Cadastro bloqueado de abril até 14 de julho:

Prazo para desbloquear: agosto

  • Cadastro bloqueado de 15 de julho até 15 de setembro:

Prazo para desbloquear: outubro

  • Cadastro bloqueado de agosto até 13 de outubro

Prazo para desbloquear: novembro

  • Cadastro bloqueado de setembro até 10 de novembro

Prazo para desbloquear: dezembro

Como fazer para desbloquear o cadastro Bolsa Família unipessoal?

O procedimento pode ser feito agendando um atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou na entidade responsável em sua cidade e comparecendo conforme o agendamento.

Para evitar a suspensão total do benefício do Bolsa Família, é crucial que o beneficiário convocado para a revisão cadastral atualize as informações no CadÚnico dentro do prazo especificado.

Ao fornecer evidências de que se encaixa na categoria de família unipessoal, o bloqueio do benefício poderá ser removido, permitindo que o benefício volte a receber valores a partir do mês seguinte.

Portanto, é necessário apenas realizar a atualização cadastral na data agendada.

Por exemplo, caso tenha tido seu Bolsa Família bloqueado em setembro, e não tenha comparecido a um CRAS até o fim de dezembro, o benefício poderá ser suspenso automaticamente.

Leia mais:

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa