Perdi a pesagem do Bolsa Família, o que fazer? Dicas para não ter o benefício suspenso

14/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Perdi a pesagem do Bolsa Família, o que fazer? Veja quando o procedimento deve ser feito e o que fazer ao perdê-lo.

Publicidade

Perdi a pesagem do Bolsa Família, o que fazer? Este é um dos requisitos que pode se aplicar para a manutenção do benefício.

Ele se volta para famílias cuja composição abarque crianças, adolescentes e mulheres em certa faixa etária. Ignorá-lo pode levar à suspensão e ao bloqueio do auxílio.

Mas como ele acontece e quando deve ocorrer? O que fazer em caso de perda do procedimento? Confira as respostas no Guia do Ex-Negativado.

Quando ocorre a pesagem do Bolsa Família?

A pesagem acontece duas vezes ao ano, pois é semestral. Todavia, as datas específicas de sua realização dependem de cada município.

Afinal, cabe ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), um órgão municipal, realizá-la.

O CRAS de cada município emite alertas à população quanto às datas de pesagem. Por isso, fique atento a elas ou entre em contrato com o órgão.

A pesagem é de grande importância porque permite o acompanhamento da situação alimentar e de saúde dos beneficiários.

Quem deve fazer a pesagem do Bolsa Família?

Esse requisito se aplica às famílias que tenham em sua composição:

  • Crianças de 0 a 7 anos;
  • Adolescentes entre 14 e 18 anos;
  • Mulheres com idade entre 14 e 44 anos.

Perdi a pesagem do Bolsa Família, o que fazer?

Quando você perde a pesagem obrigatória do Bolsa Família, é importante tomar medidas para resolver essa situação e garantir que seu auxílio não seja interrompido.

A primeira coisa a fazer é entrar em contato com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua cidade o mais rápido possível. Isso pode ser feito por telefone ou pessoalmente.

Ao entrar em contato com o CRAS, explique que você perdeu a pesagem e está buscando maneiras de regularizar a situação.

Os profissionais do CRAS estarão lá para ajudar e orientar sobre os próximos passos a serem seguidos.

Lembre-se de que agir rapidamente e seguir as orientações do CRAS é fundamental para garantir que seu auxílio do Bolsa Família volte ao normal o mais breve possível.

Mantenha a calma e siga as instruções para resolver essa questão sem mais problemas.

O que acontece quando o benefício é suspenso?

Quando há a suspensão do Bolsa Família por perda da pesagem o pagamento deixa de acontecer em favor das famílias.

A suspensão tem duração de 3 meses.

Caso após dentro deste prazo a família não se apresente para resolver a situação, há cancelamento de sua participação no programa.

Isto é, para retornar a receber os benefícios a família precisará fazer uma nova inscrição e aguardar na fila do Bolsa Família.

Leia também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa