,

Cartão de alimentação: novas regras podem beneficiar trabalhadores e comércios em geral

29/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Conheça mudanças no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que podem promover uma maior aceitação dos cartões de alimentação.

Publicidade

Cartão de alimentação – O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) está passando por mudanças significativas que podem transformar o mercado de cartões de alimentação, de acordo com Marcos Barbosa Pinto, secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, em entrevista para o Estadão.

As novas regras têm como objetivo facilitar a aceitação dos cartões de alimentação nos estabelecimentos e reduzir os custos para restaurantes e mercados. A legislação aprovada em setembro de 2022 permite a interoperabilidade e a portabilidade dos cartões de alimentação.

Portabilidade e suas vantagens para o cartão de alimentação

Com a portabilidade, os trabalhadores terão a liberdade de trocar o cartão fornecido pela empresa por outro de sua preferência, de forma semelhante ao que acontece com as contas-salário.

Anteriormente, cada maquininha de cartão estava restrita a uma única bandeira, o que tornava oneroso para os comerciantes aceitarem todas as opções de pagamento disponíveis.

No mercado de vales-alimentação e refeição, a situação era semelhante, com altos custos para os comerciantes e predominância de arranjos fechados.

Essas mudanças têm o potencial de proporcionar mais flexibilidade e benefícios tanto para os trabalhadores quanto para os estabelecimentos comerciais, tornando o uso de cartões de alimentação mais acessível e vantajoso para todos os envolvidos.

Veja ainda:

Medida Provisória ainda tem sido discutida

A Medida Provisória (MP) enviada pelo governo ao Congresso busca regulamentar a lei, que teve seu prazo final para regulamentação estendido até maio deste ano.

No entanto, a MP tem sido alvo de emendas, incluindo propostas que revogam a portabilidade ou interoperabilidade.

Tributação, prazos e a possibilidade de saque do benefício também são temas em debate.

A regulamentação do Programa de Alimentação do Trabalhador ainda está sendo discutida, com sugestões de envolver o Ministério do Trabalho e a área econômica do governo, possivelmente por meio do Conselho Monetário Nacional (CMN).

O Programa de Alimentação do Trabalhador, criado em 1976, tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, incentivando as empresas a fornecerem benefícios alimentares. 

Atualmente, o mercado é dominado por poucas empresas, como VR, Sodexo, Ticket e Alelo.

Com as novas regras, espera-se uma maior concorrência e melhores condições para os trabalhadores e estabelecimentos comerciais.

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça