Como acionar o MED Pix para recuperar dinheiro perdido em golpes

MED Pix – É frequente na internet a busca por orientações sobre como estornar um Pix realizado de forma equivocada ou alvo de golpe. O MED Pix, desenvolvido pelo Banco Central, surge como uma medida de segurança para lidar com tais situações.

O Pix chegou ao mercado financeiro brasileiro como uma inovação, por oferecer agilidade e praticidade no envio e no recebimento de dinheiro por meio de transações entre contas, mesmo que não sejam de bancos iguais.

No entanto, o fato de funcionar de maneira totalmente digital acaba por gerar algumas dúvidas, como por exemplo a forma de reaver o valor de uma transferência que acabou de ser feita, tendo em vista que o sistema compensa o dinheiro instantaneamente na conta de destino.

Afinal, o que é MED Pix?

Antes de mais nada, é fundamental entender o que é e para que realmente serve este termo desenvolvido pelo Bacen.

MED é uma sigla para Mecanismo Especial de Devolução, uma função especialmente voltada para transações efetuadas através do sistema de transferências Pix.

O objetivo dessa funcionalidade é de facilitar a recuperação de valores perdidos por meio de golpes aplicados em consumidores que usaram o Pix como forma de pagamento.

Como acionar o MED Pix para conseguir recuperar o dinheiro?

Como não existe estorno no Pix, a solicitação de devolução pode ser feita em até 80 dias após a transação ter sido feita e o consumidor detectar que caiu em um golpe ou outro crime de qualquer tipo.

O mecanismo é acionado através de um pedido do consumidor junto ao banco no qual a transferência foi feita.

A partir daí, uma análise minuciosa será feita para entender o percurso da transação e identificar o tipo de golpe, aliado ao depoimento da vítima, que precisará aguardar um prazo.

Vale ressaltar que nos casos de pessoas que receberam um Pix errado, e não aceitaram devolver pacificamente, pode significar crime de apropriação indébita, também permitindo à vítima do caso solicitar a devolução do valor pelo MED Pix.

Os passos necessários:

  • A solicitação pode ser feita diretamente no chat do banco, caso seja digital, por exemplo, ou até mesmo em uma agência física, caso a instituição financeira seja uma das tradicionais do mercado;
  • Com a abertura de uma análise através do MED Pix, o valor da transferência será bloqueado da conta que recebeu o dinheiro até que a apuração seja concluída por parte do banco;
  • O caso é analisado em um período de até sete dias, sendo que os bancos envolvidos na operação deverão responder se houve ou não fraude na transação e se o dinheiro poderá ser devolvido;
  • Caso seja detectado que houve fraude, o dinheiro será devolvido em até 96 horas após a situação ter sido apurada.

Vale mencionar ainda que o MED Pix pode ser acionado por clientes de bancos que sofreram queda no sistema da instituição financeira e o dinheiro foi perdido durante uma falha operacional.

Nesse caso, entretanto, a situação costuma ser solucionada sem a necessidade de abertura do MED Pix, mas é uma possibilidade que se deve ter em consideração.

Leia também:

Deixe um comentário