Como acionar o MED Pix para recuperar dinheiro perdido em golpes

20/03/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

Como acionar o MED Pix para recuperar dinheiro perdido em golpes ainda deixa usuários em dúvida. Confira o que precisa!

Publicidade

MED Pix – É frequente na internet a busca por orientações sobre como estornar um Pix realizado de forma equivocada ou alvo de golpe. O MED Pix, desenvolvido pelo Banco Central, surge como uma medida de segurança para lidar com tais situações.

O Pix chegou ao mercado financeiro brasileiro como uma inovação, por oferecer agilidade e praticidade no envio e no recebimento de dinheiro por meio de transações entre contas, mesmo que não sejam de bancos iguais.

No entanto, o fato de funcionar de maneira totalmente digital acaba por gerar algumas dúvidas, como por exemplo a forma de reaver o valor de uma transferência que acabou de ser feita, tendo em vista que o sistema compensa o dinheiro instantaneamente na conta de destino.

Afinal, o que é MED Pix?

Antes de mais nada, é fundamental entender o que é e para que realmente serve este termo desenvolvido pelo Bacen.

MED é uma sigla para Mecanismo Especial de Devolução, uma função especialmente voltada para transações efetuadas através do sistema de transferências Pix.

O objetivo dessa funcionalidade é de facilitar a recuperação de valores perdidos por meio de golpes aplicados em consumidores que usaram o Pix como forma de pagamento.

Como acionar o MED Pix para conseguir recuperar o dinheiro?

Como não existe estorno no Pix, a solicitação de devolução pode ser feita em até 80 dias após a transação ter sido feita e o consumidor detectar que caiu em um golpe ou outro crime de qualquer tipo.

O mecanismo é acionado através de um pedido do consumidor junto ao banco no qual a transferência foi feita.

A partir daí, uma análise minuciosa será feita para entender o percurso da transação e identificar o tipo de golpe, aliado ao depoimento da vítima, que precisará aguardar um prazo.

Vale ressaltar que nos casos de pessoas que receberam um Pix errado, e não aceitaram devolver pacificamente, pode significar crime de apropriação indébita, também permitindo à vítima do caso solicitar a devolução do valor pelo MED Pix.

Os passos necessários:

  • A solicitação pode ser feita diretamente no chat do banco, caso seja digital, por exemplo, ou até mesmo em uma agência física, caso a instituição financeira seja uma das tradicionais do mercado;
  • Com a abertura de uma análise através do MED Pix, o valor da transferência será bloqueado da conta que recebeu o dinheiro até que a apuração seja concluída por parte do banco;
  • O caso é analisado em um período de até sete dias, sendo que os bancos envolvidos na operação deverão responder se houve ou não fraude na transação e se o dinheiro poderá ser devolvido;
  • Caso seja detectado que houve fraude, o dinheiro será devolvido em até 96 horas após a situação ter sido apurada.

Vale mencionar ainda que o MED Pix pode ser acionado por clientes de bancos que sofreram queda no sistema da instituição financeira e o dinheiro foi perdido durante uma falha operacional.

Nesse caso, entretanto, a situação costuma ser solucionada sem a necessidade de abertura do MED Pix, mas é uma possibilidade que se deve ter em consideração.

Leia também:

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa